quinta-feira , setembro 24 2020

Projetos de enfrentamento à cultura machista e violência contra a mulher concorrem ao prêmio Innovare

O programa “Reeducar: O homem no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher” e o projeto “Papo na Obra”, desenvolvidos pelo Ministério Público do Piauí (MP-PI), estão concorrendo ao Prêmio Innovare 2018, que tem como objetivo reconhecer boas práticas de transformação social no sistema de Justiça em todo o Brasil.

Criado em 2016 e executado desde então pela 10ª Promotoria de Justiça – órgão de execução do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID) -, o Reeducar trabalha com homens que respondem judicialmente pelo crime de violência doméstica e, ao longo de nove módulos (um por mês), promove encontros com palestras e discussões que levem à desconstrução da cultura machista. Na mesma linha de enfrentamento ao machismo, o “Papo na Obra”, desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil (SITRICOM), leva aos canteiros de obras informações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.

“Quando idealizamos ambos os projetos, o nosso objetivo era o de contribuir de alguma forma para mudar a cultura machista enraizada em nossa sociedade. Nós acreditamos nos projetos como um propiciador da desconstrução de ideais que, transmitidos ao longo do tempo, culminaram em uma cultura de opressão e violência contra as mulheres. Aqui, o homem tem a oportunidade de refletir e repensar sobre seus comportamentos e atitudes”, explica a promotora de Justiça Amparo Paz, coordenadora dos projetos.

Nesta quarta-feira (4), o consultor do Innovare, Rafael Cavalcante, esteve em Teresina para colher informações e verificar o funcionamento dos projetos. “A visita é necessária para tirarmos dúvidas e coletar alguns dados que sejam importantes. Baseado no relatório que iremos enviar, serão feitas reuniões internas com a comissão julgadora a fim de que, na etapa final, sejam selecionados os três participantes que estarão concorrendo na categoria”, finaliza o consultor.

Fonte: Ascom

Veja Também

Aumente sua empregabilidade com atitudes simples, mas que fazem a diferença na carreira

  O coronavírus trouxe para o país um clima tenso não só para área da …