MPPI promove reabilitação e reinserção social de usuários de drogas

Foi celebrado, nesta quinta-feira (25), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em Teresina, um acordo de cooperação técnica que viabilizará a efetivação do projeto institucional “Juntos Renovando Vidas”. Por meio dessa iniciativa, será promovida a reabilitação psicossocial e a reinserção social das pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em tratamento nos serviços públicos de saúde, através da disponibilização de alternativas esportivas, culturais, artísticas, profissionais e educacionais, inicialmente, nos municípios de Teresina, Floriano, Picos e Piripiri.

Assinaram o documento, representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI); do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Também assinaram o Acordo: o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (SADA), Fábio Abreu; o coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), Tiago Vasconcelos; o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ítalo Costa Sales; e Samila Coelho, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Piripiri.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods), Karla Daniela Carvalho, destacou que ações devem ser desenvolvidas de forma transversal com as Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação, Esporte, Cultura, Segurança Pública, Agricultura Familiar, Defesa Agropecuária e as Organizações da Sociedade Civil, através do compartilhamento de responsabilidades e colaboração mútua, com a construção de um plano de trabalho desenvolvido de forma participativa com os municípios e os atores envolvidos.

Idealizado pelo Caods, o projeto Juntos Renovando Vidas, está alinhado com objetivo estratégico nacional, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), de consolidar a atuação ministerial integrada e estimular a articulação interinstitucional. Os promotores de Justiça Eny Pontes, responsável pelas 12ª e 29ª Promotorias de Justiça, e Denise Aguiar, assessora de planejamento e gestão do MPPI, acompanham e apoiam o desenvolvimento desse trabalho.

Ao assinar o acordo, o procurador geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura, ressaltou a importância da intersetorialidade para o alcance das metas estabelecidas pelo projeto. “Muitas políticas públicas que, hoje, estão implantadas em nosso Estado, surgiram nesta sala. Então, esta será mais uma exitosa ação desenvolvida pelo Ministério Público em prol da sociedade piauiense”, disse.

Veja Também

STF e CNJ atendem OAB e suspendem prazos para advogados do RS

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o corregedor nacional de …