Exército vai realizar estudo para por fim a litígio entre Piauí e Ceará

A Comissão de Estudos Territorias da Assembleia Legislativa do Piauí realizou uma audiência pública em Plenário, para discutir o litígio territorial com o Ceará, uma questão que se arrasta a séculos entre os dois estados.

O deputado Themístocles Filho (MDB) abriu a audiência pública que discutiu, por exemplo, qual o encaminhamento do resultado da perícia que será realizada pelo Exército para definir a quem pertence as terras na área de litígio, se ao Piauí ou Ceará. O Supremo Tribunal Federal vai decidir a quem pertencem essas áreas.

O deputado Franzé Silva (PT), presidente da Comissão de Estudos Territoriais, passou a presidir os trabalhos da audiência pública, por ele requisitada, para a solução definitiva, nos próximos dez meses, do litígio sobre quem é o real proprietário da terra ocupada pelo Ceará, num total de 3 mil quilômetros de área. São terras ricas em energia solar, carnaubal e terra produtiva.

Franzé Silva explicou que a perícia do Exército vai dizer a quem pertence as terras hoje ocupadas pelo Ceará, que também são ricas em minério e estão na rota do turismo. O deputado petista defendeu o encaminhamento para que se faça uma mobilização em defesa dessas terras do Piauí que estão em poder do Ceará.

Ascom

Veja Também

Proposta determina que o poder público pague o sepultamento de vítimas do coronavírus

O Projeto de Lei 1662/20 determina que o manejo do cadáver e o sepultamento ou …