Capacitação

Aconteceu na última sexta-feira (22), no formato virtual, o primeiro módulo da capacitação desenvolvida dentro do Projeto Conhecimento para Melhor Servir, coordenado pela Diretora Criminal da Defensoria Pública, Defensora Pública Irani Albuquerque Brito. O módulo foi ministrado pela Coordenadora do Sistema Prisional da DPE-PI, Viviane Pinheiro Pires Setúbal e contou com a participação da Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento feitosa Belchior.

O módulo, que tratou sobre Garantias Penais Básicas, aconteceu na modalidade remota, e versou mais especificamente sobre a parte prática do atendimento nessa área.

Viviane Setúbal destaca a importância da capacitação. “A capacitação na Defensoria deve ser permanente, tanto de membros quanto de servidores e estagiários e veio em um momento no qual sentimos muito a necessidade de compartilhar esses conhecimentos de forma contínua. A nossa Diretoria Criminal, Irani Albuquerque, pensou nesse projeto Conhecimento para Melhor Servir, baseada no que colegas da área criminal vinham apontando, sobre essa necessidade de capacitação contínua. Debatemos sobre garantias penais básicas, e procurei formular de modo bem prático, já que o conhecimento apresentado muitos já tem. Foi pensada então essa questão prática, levantando sempre a necessidade de estarmos em estudo contínuo para melhor servir, porque a Defensoria existe em razão dos assistidos, assim temos que prestar a assistência jurídica mais eficaz possível, o que demanda o estudo contínuo. Então o projeto é pensado nisso, na capacitação contínua e o módulo de sexta-feira permitiu que dialogassem um pouco sobre as garantias penais básicas do cidadão”, diz.

A Defensora reforça os ganhos com o projeto. “É importantíssimo, uma capacitação extremamente importante na nossa área. Ao lado do direito penal exercido pelo Estado, que tem a finalidade de punir o cidadão que praticou algum crime, tem a defesa prestada pela Defensoria aos hipossuficientes, então temos que atuar da melhor forma possível e resguardar os interesses dos nossos assistidos, por isso a capacitação é tão relevante”, ressalta.

A Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, ratifica a fala da Coordenadora ministrante do módulo. “O projeto traz esse viés de grande relevância para a Defensoria, que é a capacitação permanente de seus membros, sempre visando a prestação de um serviço qualificado às pessoas que nos procuram. A sensibilidade da nossa Diretora Irani Albuquerque, em perceber essa necessidade especialmente voltada para o atendimento na área Criminal, está possibilitando essa capacitação que certamente renderá bons frutos, qualificando ainda mais nossos servidores e estagiários, agregando um conhecimento que contribuirá para o desempenho de suas funções de forma positiva”, afirma.

O Projeto:

Atendendo a uma das disposições do Plano Estratégico 2021/2025, o Projeto Conhecimento para Melhor Servir, tem por objetivo implantar um modelo de gestão de pessoas por competências, propiciar um ambiente de trabalho integrado-colaborativo e aprimorar a capacitação de membros e servidores, sendo focado ainda em integrar e qualificar a equipe para o uso de novas ferramentas, de modo que as entregas tenham um alto padrão de qualidade, a produtividade seja maximizada e não haja retrabalho por falta de competência.

Foto/Imagem: Ascom DPE-PI 

Divulgação 

 

Fonte: DPE-PI

Veja Também

STF e CNJ atendem OAB e suspendem prazos para advogados do RS

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e o corregedor nacional de …