Assédio e Discriminação são tema de palestras na Semana de Combate ao assédio no TRE-PI

Como parte das ações desenvolvidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) durante a Semana de Combate ao Assédio e a Discriminação no âmbito deste Regional, foram promovidas na manhã desta quarta-feira (3), no Auditório Desembargador Vicente Ribeiro Gonçalves, no prédio antigo do tribunal, um ciclo de três palestras presenciais com debatedores, com o objetivo de trazer esclarecimentos e fomentar os debates e discussões sobre o tema, cuja campanha teve o slogan: “Aqui Não! O TRE-PI no Combate ao Assédio e à Discriminação”.

Os trabalhos foram abertos pelo Vice-Presidente e Corregedor do TRE-PI, Desembargador José James Gomes Pereira. Em sua fala o magistrado disse: “Esta manhã teremos a oportunidade de refletir sobre esses temas propostos e que essa reflexão possa nos conduzir a um estilo de vida mais humano com a busca de valores do espírito”, afirmou.

A Juíza Auxiliar da Corregedoria, Ouvidora da Mulher e Presidente da Comissão de Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação do TRE-PI, Maria Luíza de Moura Mello e Freitas falou a seguir, fez um histórico da abordagem do assunto em nível de Justiça Eleitoral no Piauí, e convidou a primeira dupla de palestrantes para ocuparem a roda de debates ao centro do auditório.

O tema da campanha 2023: “Aqui Não! O TRE-PI no Combate ao Assédio e à Discriminação” foi subdividido em três painéis, onde suas especificidades foram melhor detalhadas. Foram eles:

Papel e Importância da Comissão de Enfrentamento e dos Canais de Acolhimento do TRE-PI, que teve como palestrante: Silvani Maia Resende Santana, Secretária de Administração, Orçamento e Finanças – SAOF/TRE-PI, Coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero – TRE-PI e Membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação-TRE-PI, e como Debatedor: Leonardo Moraes Júnior, Secretário de Gestão de Pessoas – SGP/TRE-PI e Membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação

Assédio Moral no Trabalho: Vamos falar sobre isso? Palestrante: Fabíola Veloso Alves Falcão, Psicóloga do Tribunal Regional do Trabalho – TRT, e Debatedora: Liandra Nogueira Soares da Silva, Analista Ministerial, Psicóloga do Ministério Público – Piauí e Membro da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e da Discriminação – TRE-PI.

Reflexão sobre a importância, avanços e desafios para a promoção de um ambiente de trabalho saudável nos Tribunais. Palestrante: Patrícia Luz Cavalcante, Juíza de Direito Vara Única de Uruçuí – Piauí, Juíza Auxiliar Competência Criminal e JECC, e Debatedor: Thiago Mendes de Almeida Férrer, Juiz Membro Titular do TRE-PI e Ouvidor Eleitoral Substituto do tribunal eleitoral.

As explanações foram encerradas com fala da Juíza Membro Titular do TRE-PI e Ouvidora Eleitoral, Lucicleide Pereira Belo.

Após as falas foi feita a foto oficial do evento e servido um coquetel de confraternização.

Esta iniciativa faz parte de uma agenda de eventos promovidos pelo TRE-PI, desta terça-feira (2) até a sexta-feira (5) de maio de 2023, cumprindo sua política interna de prevenção e enfrentamento do assédio moral, do assédio sexual e da discriminação ou desrespeito aos valores profissionais do serviço público judiciário e da magistratura.

Para trazer esclarecimentos e fomentar os debates e discussões sobre o tema, o tribunal elaborou uma programação que inclui informações visuais, através de folders a serem distribuídos as/aos cidadãos/cidadãs que adentram ao tribunal, além de banners e posts publicados na sua Intranet, Internet e Redes Sociais, com informações sobre os comportamentos, no cotidiano, que podem ser considerados assédio sexual, moral e discriminação.

A presente Semana faz parte de uma política coordenada, em nível nacional, pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, voltada a esse tema, integrando e unificando ações realizadas em todos os órgãos do Poder Judiciário.

O objetivo desta programação do TRE-PI é, entre outros, prevenir e combater mecanismos, gestão e atitudes que favoreçam o assédio ou o desrespeito aos valores profissionais do serviço público judiciário e da magistratura; aprimorar a gestão de pessoas com a melhoria do ambiente organizacional e da qualidade de vida de suas/seus servidores(as); promover a igual e efetiva proteção legal contra discriminação por qualquer motivo; e cumprir como integrante do Judiciário brasileiro, signatário – via CNJ, da Agenda 2030 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas – ONU.

Fonte: Diretoria Geral-DG; Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP; Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica – ASPLAN

Foto: Júnior Andrade – IMCOS/TRE-PI

Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI

Fonte:TRE-PI 

Veja Também

Campanha busca mobilizar população contra violência sexual infantil

Especialistas defendem educação sexual nas escolas A Comissão Intersetorial de Enfrentamento à Violência Sexual contra …