Varas e Gabinetes do TRT-22 aderem à Semana Nacional de Conciliação

A 7ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista movimenta não apenas os Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) de 1º e de 2º Graus do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22). Desembargadores e juízes que atuam nas Varas do Trabalho piauienses também realizam audiências de conciliação durante a semana.

Nos três primeiros dias, foram feitas 258 audiências de conciliação no TRT-22. O número inclui as audiências realizadas em todas as unidades do Tribunal.

“Esses números mostram um esforço não apenas dos magistrados e servidores que atuam nos Cejuscs de 1º e 2ª Graus, mas também dos que estão nas unidades judiciais. Esperamos terminar a semana com bons acordos”, pontuou o presidente do TRT-22, desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha.

Quem adotou a conciliação, no processo em que atua como relator, foi o desembargador Francisco Meton Marques de Lima. O magistrado conta que a estratégia faz parte das boas-práticas adotadas pelo Gabinete.  “Uma vez detectado o ânimo conciliatório pela assessoria ou pelo próprio Desembargador, os litigantes são chamados para virem ao Gabinete, em mesa de diálogo, com a finalidade de solução conciliada do conflito. Quando as partes, de forma espontânea, requerem a conciliação, o processo é encaminhado para o Nupemec ou para o Cejusc de 2º Grau”, explicou.

A juíza substituta da 2ª Vara do Trabalho de Teresina, Mariana Siqueira, dedicou o quarto dia da Semana Nacional de Conciliação para solucionar os conflitos por meio de acordos. A magistrada conta que um dos processos da pauta da VT de Teresina envolvia relação de emprego doméstico e estava na fase de execução.

“Foi uma situação difícil de conciliar porque havia muitas questões emocionais e afetivas, em que foi preciso aplicar várias técnicas de conciliação. Depois de muita conversa e negociação, foi possível harmonizar e chegar a um acordo que satisfez as duas partes”, afirmou.

A Semana Nacional de Conciliação é promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e acontece nos 24 tribunais do trabalho.

 

Foto:Ascom TRT-22/Divulgação 

Fonte:TRT-22

Veja Também

STF valida Lei das Estatais, mas mantém nomes indicados pelo governo

O STF (Supremo Tribunal Federal), por 8 votos a 3, determinou a manutenção de trecho …