Pequenos negócios constituem 94% das farmácias ativas no Piauí

Para continuar avançando, empreendedores precisam estar atentos as demandas do mercado e se capacitar

 

Por Antônia Pessoa

O setor de farmácias continua em expansão no Piauí e no Brasil. É o que mostra o levantamento feito em julho deste ano pelo Sebrae, a partir de dados da Receita Federal. Atualmente, o Piauí possui 2.945 farmácias ativas, sendo 94% microempresas ou empresas de pequeno porte. Em todo o Brasil, são 122 mil empreendimentos do setor, com micro e pequenas empresas respondendo por 84% desse total.

O levantamento também aponta que o maior pico de abertura de lojas do ramo ocorreu durante a pandemia do coronavírus, nos anos de 2021 e 2022. Somente nos primeiros semestres desses anos foram abertas 342 farmácias no Piauí, o que correspondeu a um aumento de quase 60% em relação ao mesmo período de tempo dos anos de 2019 e 2020. No primeiro semestre de 2023, foram abertas 110 farmácias no Estado, sendo 100 pequenos negócios.

No Brasil, nos primeiros semestres de 2021 e 2002, foram abertas 11,1 mil farmácias contra cerca de 8 mil, iniciadas em 2019 e 2020. Em 2023, já são 4,8 mil empreendimentos registrados nesse ramo, sendo 4,1 mil microempresas e empresas de pequeno porte.

“Antes da pandemia, o segmento já era um dos que mais cresciam no país, gerando emprego e renda. Depois disso, esse setor não parou de crescer, pois ninguém deixou de comprar remédios, ao contrário do que aconteceu com outros setores em que os clientes desapareceram. Inclusive o e-commerce e o delivery foram fundamentais para as farmácias se manterem no mercado”, comenta o gestor do segmento de Saúde e Bem-estar do Sebrae Nacional, Flávio Barros.

Ainda segundo Barros, o público atendido por este segmento é muito grande e o Sebrae tem muito a contribuir para que as empresas avancem ainda mais. “As pessoas estão tendo mais acesso à saúde, indo ao médico e procurando se cuidar mais. Os idosos, por exemplo, estão tendo mais longevidade, passando dos 80 anos. A grande demanda deste grupo é por remédios, por saúde. Então, investir numa melhor gestão dos negócios é fundamental”, acrescentou Flávio Barros.

Para se capacitar ou capacitar suas equipes, os empresários podem procurar o Sebrae. A instituição tem vários cursos on-line e presenciais que podem contribuir nesse processo. São capacitações em gestão de negócios, finanças, pessoas, marketing, transformação digital e muitos outros assuntos. O Sebrae disponibiliza ainda consultorias especializadas, que podem ou não ter os custos subsidiados.

Para saber mais, os interessados podem procurar as Unidade Regional do Sebrae no Piauí mais próxima (Teresina, Picos, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano); ligar para Central de Relacionamento Sebrae (0800 570 0800), que funciona para ligações telefônicas gratuitas e para mensagens de WhatsApp; ou ainda acessar um dos canais digitais da instituição.

Serviço:
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
WhatsApp: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui
www.instagram.com/sebraepi

Arte/Imagens:Ascom Sebrae/PI 

Divulgação 

Fonte:Sebrae/PI 

Veja Também

Nova fábrica vai suprir demanda por medicamento para hemofilia

Planta da Hemobrás é inaugurada por Lula, em Pernambuco O governo federal inaugurou nesta quinta-feira …