Defensoria Pública do Piauí sedia abertura da 17ª Semana do Orgulho de Ser

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), sediou, na manhã desta segunda-feira (28), a palestra “Abordagens Transfeministas no Direito – por uma cidadania de todes”, proferida pela professora doutora Letícia Carolina Nascimento, da Universidade Federal do Piauí. A atividade, realizada no Auditório Esperança Garcia, situado no edifício-sede da DPE/PI, marcou a abertura da “17ª Semana do Orgulho de Ser”, promovida pelo Grupo Matizes, que este ano traz como tema “Fé na Vida, Fé no que Virá” e conta com o apoio da Defensoria Pública, por meio de sua Escola Superior (Esdepi).

Na ação, a população também contou com orientações jurídicas através do projeto ‘Meu Nome, Meu Orgulho’, com atividades voltadas para a população LGBTQIAPN+ que busca o direito de ter, em seus documentos, o nome e o gênero com o qual se identificam.

Realizada desde o ano de 2005, a “Semana do Orgulho de Ser” tem como objetivo levar o debate sobre direitos humanos e diversidades para um público variado, formado pela comunidade em geral, movimentos sociais e a comunidade LGBTQIAPN+. A Semana abriga uma programação de atividades gratuitas, como oficinas, palestras, mostras de filmes, shows, lançamento de livros, dentre outros.

“Esse momento aqui na Defensoria Pública do Estado do Piauí de abertura da 17ª Semana do Orgulho de Ser, foi um momento que intensificou o diálogo da Defensoria com os movimentos sociais LGBTQIAP+, ou seja, a Defensoria é esse lugar que existe para ampliar o direito para as pessoas mais vulneráveis, então, esse diálogo tem que acontecer. Muito importante que nós ocupemos esse espaço, e hoje foi isso, a Defensoria Pública do Piauí foi ocupada pelo movimento LGBTQIAP+ na garantia de mais direitos”, afirmou a professora Letícia Nascimento, palestrante que marcou a abertura da 17ª edição do evento.

Marinalva Santana, uma das fundadoras do Grupo Matizes, disse que a abertura da ‘17ª Semana do Orgulho de Ser’ propiciou o debate de temas voltados à população LGBTQIAPN+. “Estamos fazendo a abertura hoje, com a palestra da professora Letícia Carolina, que muito nos honra, a primeira professora trans da Universidade Federal do Piauí. Nós teremos ao longo da semana, até o dia 3 de setembro, quando encerra a Semana da Diversidade, com a Parada da Diversidade, lançamento de livros, exibição de filmes, palestras, roda de conversa, destacamos a palestra do Deputado Jean Jean Wyllys, teremos palestra com o Juíz Mário Soares, que é um juiz baiano que virá para abrilhantar o nosso evento, e teremos também atividades na UFPI, em faculdades privadas, no Theatro 4 de Setembro, e quem tiver interesse em nossa programação basta acessar as redes sociais do grupo Matizes, ou em nosso site, pegar a programação, escolher as atividades. Não precisa se inscrever, não precisa pagar nenhuma taxa, basta estar no local no dia e horário escolhidos”, enfatizou.

A Defensora Pública e Diretora da Escola Superior da Defensoria (Esdepi), Sheila de Andrade Ferreira, falou sobre o momento. “É um grande orgulho para a Defensoria Pública ter a abertura solene da Semana do Orgulho de Ser, no Auditório Esperança Garcia, porque demonstra o comprometimento da Instituição perante a população LGBTQIAPN+. Durante todo o ano são trabalhados temas referentes a esse grupo de pessoas, como também faz todo o sentido demonstrar que os direitos humanos vêm sendo obedecidos e a instituição se compromete cada vez mais, em colaborar de maneira assertiva, seja com eventos, projetos, atendimentos”, disse.

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Belchior, destacou a importância da ‘Semana do Orgulho de Ser’, que contará com uma programação que visa conscientizar e dar voz à luta por direitos da população LGBTQIAPN+. “O nosso trabalho, a nossa vida é destinada a possibilitar, trabalhar, contribuir para que pessoas tenham vidas mais humanas, mais dignas, e esse é o nosso compromisso, promover uma Defensoria parceira das pessoas, dos movimentos sociais, e da diversidade, de lutar contra o machismo, contra o capacitismo, e contra o preconceito. E a Defensoria Pública é mais uma vez parceira do Grupo Matizes na realização desse evento, que está em sua 17ª edição. Desejo sucesso no decorrer de toda a programação e parabéns a todas as pessoas aqui presentes”, disse.

Foto:Ascom DPE-PI/Divulgação 

Fonte:DPE-PI 

Veja Também

TJ-PI lança cartilha sobre discriminação e assédio no trabalho

Com o objetivo de disseminar informações sobre discriminação e assédio sexual e moral no ambiente …