Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”

A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou, nesta segunda-feira (21), no Palácio de Karnak, do lançamento da Campanha Estadual para os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. A solenidade foi conduzida pela Governadora Regina Sousa, que declarou entender a campanha como um projeto importante para chamar atenção das pessoas sobre a violência contra a mulher, que não inclui apenas o Feminicídio, mas vários tipos de violências, entre as quais a psicológica. Na ocasião foram divulgados dados obtidos através do Boletim Integrado da Mulheres em Situações de Violência no Piauí.

A coordenadora estadual de Políticas Públicas para as Mulheres, Zenaide Lustosa, também se manifestou sobre a campanha. “É uma campanha que acontece a nível internacional e no Brasil começa no dia 20 de novembro, que é o Dia Nacional da Consciência Negra, e focamos no fim da violência contra as mulheres. Durante esse período, nós intensificamos a importância da denúncia e de sair do meio em que acontece o abuso”, disse.

O Boletim Integrado da Mulheres em Situações de Violência no Piauí foi elaborado pela Coordenadoria de Políticas para Mulheres em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, com o apoio de pesquisadores. Trata-se de um instrumento informativo, elaborado a partir das discussões realizadas no “Elas Vivas Lab – Laboratório de Estudos da Violência Contra a Mulher no Piauí”, e visa orientar as decisões dos gestores públicos na área de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. O Secretário de Segurança, Coronel Rubens Pereira enfatizou que a realidade da violência contra as mulheres precisa ser enfrentada com parcerias e mais ações estratégicas. “Firmamos uma parceria com a Coordenadoria Estadual para Mulheres, para colhermos dados, informações dos boletins de ocorrência que são registrados no Estado do Piauí pela Polícia Civil”, disse.

A Subdefensora Pública Geral se manifestou sobre a solenidade. “Foi um importante momento que marcou o início de um período relevante de mobilização e reflexão no combate à violência contra as mulheres, os 16 Dias de Ativismo, que na verdade se tornaram 21 dias devido à relevância da discussão. O Boletim Integrado da Mulheres em Situações de Violência no Piauí que foi divulgado constitui-se em um documento de democratização dos dados relacionados às mulheres e certamente será de grande valia para o conhecimento da realidade assim como para a tomada de decisões que venham a contribuir para a redução e enfrentamento dessa violência. A população piauiense necessita de todo apoio das instituições no combate à violência de gênero e em defesa da vida e da dignidade de mulheres e meninas e, nesse sentido, a Defensoria Pública do Piauí tem dado a sua contribuição por meio do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, que certamente está de portas abertas para contribuir com esse tipo de trabalho, bem como através de iniciativas de educação em direitos, a exemplo do Projeto Defensoras Populares”, destacou.

Com dados da CCOM

Foto:Ascom DPE

Divulgação 

 

Fonte:DPE

Veja Também

TJ-PI lança cartilha sobre discriminação e assédio no trabalho

Com o objetivo de disseminar informações sobre discriminação e assédio sexual e moral no ambiente …