Balanço de ações do CRECI-PI mostra 341 fiscalizações realizadas em 2021

Já a constatação de regularidade dentro do segmento foi superior, atingindo a marca de 462 registros positivos

O ano de 2021 foi um período repleto de mudanças, que exigiu readaptação e adequação à nova realidade enfrentada mundialmente. Estabelecer novas condutas, repensar os planos e ultrapassar os novos desafios foi o grande desafio para muitos setores econômicos, como é o caso do mercado imobiliário. Por isso, durante o ano passado, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-PI) intensificou suas ações em prol da categoria e, principalmente, da sociedade no que diz respeito a fiscalizar, regularizar imóveis e promover eventos importantes para o segmento.

Sabe-se que a prática irregular da profissão continua acontecendo, mesmo com as constantes intervenções do CRECI-PI. No ano de 2021, foram realizadas 97 constatações de exercício ilegal da profissão. Frente a essa realidade, o Conselho tem reiterado seu compromisso em continuar garantindo segurança em todas as transações ao realizar os encaminhamentos necessários quando identifica os crimes praticados por terceiros e que, consequentemente, podem lesionar o cliente.

De acordo com Pedro Nogueira Lima, presidente do CRECI-PI, ainda foram verificados 11 anúncios sem mencionar o Registro de Incorporação, 38 casos de facilitação do exercício irregular da profissão, 22 situações de estágio fora dos padrões legais, 12 notificações sobre anúncios sem mencionar do número do CRECI-PI e 55 ocorrências ligadas à manutenção de sociedade profissional fora das normas reguladoras. Ao todo, foram 341 autos de constatação de procedimentos fiscalizatórios.

A boa notícia é que os autos de constatação de regularidade dentro do segmento imobiliário no Piauí foram superiores, atingindo a marca de 462 registros. Pedro compartilha que são dados satisfatórios. “Nosso setor, em 2021, bateu todos os recordes positivos, mostrando o crescimento e bom desempenho do cenário imobiliário no estado. Tivemos recordes de inscrições de pessoa física (247), jurídica (58) e também estágios ativos de forma regular (129). Sem dúvidas, tudo isso é reflexo da nossa profissão em expansão”, enfatiza o presidente.

O Conselho ainda realizou a campanha solidária “Quem tem fome não pode esperar”, na qual arrecadou alimentos para doar a instituições filantrópicas na capital, promoveu o curso de “Perito Avaliador Imobiliário” e as palestras “Inteligência emocional no mercado imobiliário” e “Rumo a Grandes Alvos”. Além disso, foi parceiro de importantes eventos, como o “Workshop Atualidades Incorporação Imobiliária”, em conjunto com o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Teresina).

Fonte: Tomé de Sousa

Veja Também

TJ-PI lança cartilha sobre discriminação e assédio no trabalho

Com o objetivo de disseminar informações sobre discriminação e assédio sexual e moral no ambiente …