Paes Landim é o nono município a receber ponto de inclusão do TRT-22

Pontos de inclusão fazem parte do programa Justo Acesso. Instalação foi inaugurada na sexta

A justiça do trabalho está no município de Paes Landim, a 397 km de Teresina. As instalações  do Ponto de Inclusão Digital (PID) do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) foram inauguradas na última sexta-feira (16/2).

Os pontos de inclusão fazem parte do programa Justo Acesso, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), e reúnem diversos serviços oferecidos tanto pelo Poder Judiciário quanto pelo Poder Executivo. A participação do TRT-22 foi uma iniciativa do presidente do Tribunal, desembargador Marco Aurélio Lustosa Caminha.

Paes Landim é o segundo município a receber o PID em 2024. Em janeiro, os moradores de Alto Longá, a 83 km de Teresina, passaram a ter à disposição alguns serviços oferecidos pela justiça do trabalho.

Nos pontos de inclusão, trabalhadores, empregadores e testemunhas podem participar de audiências virtuais a partir de equipamentos de informática e de rede de internet disponíveis no local. É possível, ainda, solicitar atendimento através do Balcão Virtual e realizar atermação online.

“Os pontos de inclusão permitem que os serviços do TRT cheguem a mais pessoas que buscam a efetivação dos seus direitos. Elas agora têm a justiça do trabalho mais perto delas, sem precisar se deslocar para regiões que são sede de Varas do Trabalho”, afirma o secretário de Governança e Estratégia do TRT-22, José de Anchieta Araújo Marques.

A instalação dos pontos de inclusão atende às Resoluções n° 508/2023 e n° 425/2021, ambas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além de Paes Landim e Alto Longá, Várzea Grande, Santa Cruz do Piauí, Pimenteiras, Palmeirais, São Félix do Piauí, Eliseu Martins e Landri Sales possuem instalação dos PIDs.

Justo Acesso

Além de serviços do TRT-22 e do TJ-PI, a população de Paes Landim tem à disposição serviços oferecidos pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tribunal Regional Federal (TRF1), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Agespisa.

Para o prefeito de Paes Landim, Thalles Marques, a população é a principal beneficiada com o programa. “A população sempre teve dificuldade na hora de resolver seus problemas. Sabemos o quanto isso é complicado para essas pessoas carentes. Agora teremos os serviços não só do TJ, mas de outros órgãos públicos do estado. Com o Justo Acesso, a grande beneficiada será a população ao garantir seus direitos”, pontuou.

Foto:Ascom TRT-22/ Divulgação

Fonte:TRT-22

Veja Também

Novos dirigentes do TRF1 assumem em cerimônia elogiada pela OAB

O Conselho Federal da CFOAB, representado pelo presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial …