quarta-feira , novembro 13 2019
http://bit.ly/aFORÇAdoEMPREENDEDOR
Home / Destaque / Outubro Rosa tem avaliação positiva no Piauí

Outubro Rosa tem avaliação positiva no Piauí

Todos os anos acontece durante o mês de outubro a campanha de controle do câncer de mama, intitulada Outubro Rosa. Para saber a realidade da doença e a eficácia da campanha no estado, O Portal Revista Direito Hoje conversou com o mastologista Luiz Ayrton Santos, presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, que lidera a campanha Outubro Rosa no Piauí.

Direito Hoje – Qual a avaliação que o senhor faz da campanha Outubro Rosa até o momento?

Luiz Ayrton Santos – Muito positiva. Se antes o movimento era restrito a um grupo de pessoas, agora ele atingiu uma enorme dimensão. Se temos mais casos de câncer, temos também mais pessoas curadas. O Outubro Rosa é um movimento de sucesso que a partir dele nasceram o Janeiro Branco, Setembro Amarelo, Novembro Azul, etc. Gracas ao Outubro Rosa, novas leis vieram somar ao controle da doença: lei da mamografia, lei dos 60 dias, lei da reconstrução mamária e por ai vai. É tudo fruto do trabalho que ONGs como a Fundação Maria Carvalho Santos vem realizando nos últimos anos.

DH – Os números de casos de câncer de mama no Piauí preocupam?

LAS – Sim. Hoje são esperadas 630 mulheres com a doença e até agora já são 482 mulheres, somente esse ano, com câncer de mama no estado.

DH – A prevenção continua sendo a melhor saída?

LAS – Sempre. Tanto a prevenção secundária, que seria o diagnóstico precoce através de exames precisos, como a prevenção primária, que seria cuidar do meio ambiente combatendo os tóxicos que nos expõe a riscos, são muito importantes no combate à doença. Além disso, a Fundação Maria Carvalho Santos lançou um livro, intitulado “Direitos para as Mulheres com Câncer de Mama”, que possui distribuição gratuita e nos traz muitas novidades sobre o tema. O conhecimento será sempre nossa principal defesa este mal.

Veja Também

OAB vai à justiça contra graduações a distância em Direito

A OAB Nacional ingressou com um pedido de liminar na 7ª Vara Federal do Distrito …