MPF quer debater projeto de multa para quem ajudar população de rua

Matéria, que tramita na Câmara Municipal de Curitiba (PR), foi enviada pelo prefeito Rafael Greca (DEM) nessa semana

O MPF (Ministério Público Federal) encaminhou ofício a Câmara Municipal de Curitiba (PR) em que propõe audiência pública para discutir o projeto de lei que prevê multa para quem doar alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo a população de rua.

O órgão pede que a discussão seja feita antes de o texto ser votado pela Câmara. O projeto foi enviado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), e foi duramente criticado por entidades por conter viés higienista e discriminatório.

Em ofício, o MPF pede que cidadãos, entidades públicas e signatárias e sociedade civil discutam o projeto a fim de dar uma deliberação legislativa mais afinada com o interesse público e o respeito aos direitos e garantias fundamentais.

“Nota-se uma clara investida contra ações humanitárias da sociedade civil e movimentos sociais que buscam, especialmente nesse momento de crise sanitária, suprir as omissões e deficiências das políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis”, afirma o documento.

“Importa reconhecer que durante todos esses meses de pandemia, descortinou-se e acentuou-se o fosso da desigualdade social no Brasil, de modo que os necessitados de recursos e os excluídos da sociedade passaram a depender ainda mais da solidariedade humana e do engajamento de ONGs”, acrescenta.

R7

 

 

Veja Também

Pedido de Vista suspende análise da Lei de Improbidade Administrativa

O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu na quinta-feira (16) o julgamento da Ação …