segunda-feira , abril 29 2024

Governador Rafael Fonteles conhece gestão do Porto de Singapura

Perspectiva é de cooperação entre Piauí e Singapura para promover iniciativas portuárias sustentáveis.

O governador Rafael Fonteles se reuniu, nesta sexta-feira (15), em Singapura, com representantes da Autoridade Marítima e Portuária (MPA), órgão governamental responsável pela gestão do complexo portuário do país asiático. Durante o encontro, esteve em discussão a promoção de iniciativas portuárias sustentáveis envolvendo combustíveis verdes.

O MPA, buscando expandir a sua atuação, está empenhado em celebrar acordos de entendimento com portos ao redor do mundo, incluindo o Brasil, com o objetivo de impulsionar desenvolvimento tecnológico, melhores práticas em transição energética e a descarbonização das operações portuárias.

A reunião teve como temas, ainda, a possibilidade de acordos de cooperação para aprimorar as habilidades de operação portuária (incluindo operações de portos de contêineres) e para trocas de conhecimentos em aspectos de inovação, digitalização e automação de portos.

Durante o encontro, Rafael Fonteles destacou o potencial do Piauí em se tornar o maior produtor mundial de hidrogênio, amônia e metanol verde. “O MPA, que cuida de todo o complexo portuário, está interessado na transformação verde. Esse é um processo que já estamos desenvolvendo no Piauí, pois entendemos a importância do estado e do Brasil estarem alinhados com essas transformações para garantir um futuro mais sustentável e enfrentar os desafios climáticos”, frisou o governador.

Reunião com autoridade portuaria4.jpg

Autoridade Marítima e Portuária (MPA)

A MPA tem como missão de desenvolver Singapura como um porto global de destaque e centro marítimo internacional, além de promover e proteger os interesses estratégicos marítimos do país. Ela desempenha papéis cruciais, tais como:  autoridade portuária, reguladora e planejadora marítima, defensora do centro marítimo internacional, representante marítima nacional, e impulsionadora de esforços de digitalização e descarbonização em fóruns regionais e internacionais, como na Organização Marítima Internacional.

Fonteles destaca que, depois de conhecer uma parte das operações no Porto de Singapura, a reunião na sede da Autoridade Portuária, órgão do governo que faz toda a gestão do complexo portuário, foi de grande importância. “Como estamos avançando para ser líder na produção de energia limpa no Brasil, como o hidrogênio verde, queremos seguir esse caminho de emissões zero ou de baixa emissão. Assim como vários outros países, o Brasil está celebrando parcerias com a Autoridade Portuária de Singapura para transição energética, e o Piauí também ganha com essa colaboração”, considera.

A equipe do Governo do Piauí foi recepcionada por David Foo, chefe-executivo assistente; Tan Woei Tyng, diretor-sênior; Lim Jun Ming, diretor-adjunto; Minerva Lim, gerente-sênior de Sustentabilidade (Descarbonização Marítima); Kenneth Pang, gerente de Sustentabilidade (Descarbonização Marítima) e Jeremy Teo, gerente-assistente.

Coquetel com Embaixadora do Brasil em Singapura

Ainda no país asiático, o governador Rafael Fonteles participou de um coquetel com Eugênia Barthelmess, embaixadora do Brasil em Singapura que está auxiliando a equipe do Governo do Piauí para fechar parcerias no país. “Esse foi um momento muito importante para estreitar relações e conversar mais a fundo sobre a nossa missão internacional no país”, finaliza o governador.

Fotos:Ascom CCOM/Divulgação

Fonte:Assessoria de Comunicação do Governo do Estado do Piauí

Veja Também

Novos dirigentes do TRF1 assumem em cerimônia elogiada pela OAB

O Conselho Federal da CFOAB, representado pelo presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial …