Palestra

Acontece na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, a partir das 9h, no auditório Esperança Garcia, no Edifício-sede da Defensoria Pública, em Teresina, a palestra “Abordagens Transfeministas no Direito – por uma cidadania de todes”, proferida pela professora doutora Letícia Nascimento, da Universidade Federal do Piauí . A atividade abre a 17ª Semana do Orgulho de Ser, promovida pelo Grupo Matizes, que este ano traz como tema “Fé na Vida, Fé no que Virá” e conta com o apoio da Defensoria Pública, por meio de sua Escola Superior (Esdepi).

Na ocasião da palestra também serão realizados atendimentos voltados para o público não-binarie, travestis e transexuais. A Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, que coordena na Defensoria o Projeto “Meu Nome, Meu Orgulho”, destaca que as pessoas que pretendem ser atendidas na segunda-feira dia devem estar munidas de documentos essenciais, que facilitarão os atendimentos, sendo estes certidão de nascimento, CPF, identidade, comprovantes de residência e renda e, caso tenham, o passaporte. “Dentro da iniciativa será possível atender para garantir a retificação do registro civil para pessoas que buscam ajustar em seus documentos oficiais o seu gênero, incluindo a troca do prenome. Acreditamos que será uma manhã bem produtiva e aguardamos o comparecimento das pessoas que necessitam desses serviços da Defensoria”, diz Patrícia Monte.

Marinalva Santana, coordenadora do Grupo Matizes. fala sobre a satisfação em contar com a parceria da Defensoria Pública. “Para nós do Matizes é sempre uma alegria renovar as parcerias que já temos com a Defensoria Pública e ficamos muito alegres que a solenidade de abertura da 17a Semana do Orgulho de Ser será na Defensoria, instituição que está sempre na defesa dos direitos humanos em nosso Estado. Então, vemos com muita alegria e esperamos que essa parceria continue por longos anos”, diz.

A Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, afirma que a parceria com o Grupo Matizes para a realização da Semana é relevante. “Para nós da Defensoria Pública é de extrema importância a parceria com o Grupo Matizes dentro da Semana do Orgulho de Ser, podendo oferecer informações e serviços ,a essa população tão estigmatizada, tão vulnerabilizada, e que acaba muitas vezes não conseguindo ter acesso aos seus direitos. Então, acolher essa pauta é muito significativo e estaremos sempre prontas a colaborar com o Grupo Matizes, garantindo o atendimento desse público específico”, afirma.

Arte:DPE-PI/Divulgação 

Fonte:DPE-PI 

Veja Também

Prazo de cadastro eleitoral em municípios em calamidade no RS é prorrogado

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (2), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, …