Advocacia piauiense se despede do jurista Celso Barros Coelho: o maior presidente da OAB-PI de todos os tempos

Na noite desta segunda-feira (10/07) aconteceu o velório do jurista, ex-presidente e Membro Honorário Vitalício da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, Celso Barros Coelho, que faleceu no início da tarde desta segunda (10) aos 101 anos. A despedida, repleta de emoção e de homenagens, foi no auditório da instituição.

Na manhã de terça-feira (11), familiares, amigos, admiradores e Advogados e Advogadas participaram da missa de corpo presente do ex-presidente da OAB-PI. A missa terminou por volta das 11h e o corpo de Celso Barros seguiu em cortejo até o Cemitério São José, na zona Norte de Teresina, onde foi sepultado no túmulo onde sua mãe fora enterrada.

LEGADO DE CELSO BARROS COELHO

O Presidente da OAB-PI, o Advogado Celso Barros Coelho Neto, comentou sobre o legado do avô. “Meu avô viveu 101 anos como uma daquelas pessoas que se eternizam na memória de quem teve a oportunidade de conviver com ele. Ele lutou muito para vencer na vida e certamente cumpriu a missão dele. Eu, enquanto neto e Advogado, só tenho que agradecer pelo privilégio de conviver com ele. Ele foi um Advogado na sua essência e agora o que fica é o legado dele para o Piauí e para todos os lugares por onde ele pôde andar”, disse.

Dentre tantos feitos, Celso Barros Coelho foi Presidente da OAB-PI por seis vezes, entre os anos de 1962 e 1974, lecionou como professor titular da Universidade Federal do Piauí e como professor convidado na Universidade de Brasília, na Escola Superior da Magistratura do Piauí e na Escola Superior da Advocacia do Piauí. Também foi Deputado Federal por dois mandatos e Deputado Estadual, onde teve o mandato cassado pela Ditadura de 1964.

EX-PRESIDENTES PRESTAM HOMENAGEM

O ex-presidente da OAB-PI, Advogado Reginaldo Santos Furtado (25/03/1979 a 31/01/1985), relembrou em sua fala que Celso sempre esteve ao seu lado na luta pela democracia. Sendo ele, uma bandeira de luta pela democracia no Direito e na Advocacia do Piauí. E que não é à toa que todos acham e reconhecem que ele foi o mais brilhante Advogado do Estado do Piauí.

“O golpe de 1964 acabou com os partidos políticos, começando a Arena e o PMDB, quando ficamos na oposição, fazendo a história da luta Democrática a favor da democracia, numa reação sem armas, o Celso apresentou pela primeira vez o primeiro projeto para a construção da barragem de Boa Esperança”, frisa o Membro Honorário Vitalício da OAB-PI.

Já a Advogada e ex-presidente da OAB-PI, Fides Angélica de Carvalho Veloso Mendes Ommati (01/02/1987 a 31/01/1989; 01/02/1991 a 31/01/1993 e 01/02/1993 a 31/12/1994), explica que na Advocacia o Celso Barros foi um exemplo de Advogado, competente, qualificado, valente, decidido e defendia seus pontos de vista com segurança. Ainda segundo ela, a Advocacia é dos corajosos e ele encarnou essa coragem para dizer o que devia ser dito, de lutar pelo que devia lutar, pela cidadania.

“Ele foi político no sentido mais perfeito, porque ele sempre defendeu a justiça e os direitos, foi um constituinte que atuou nas grandes ideias democráticas. Quando deputado, ele se destacou pela sua competência e ensinamento. Deixou o seu legado também através dos seus livros que falavam de Direitos. Ele ainda teve o maior legado da OAB e engrandeceu a OAB-PI com sua gestão,” conta Fides Angélica.

O ex-presidente da OAB-PI Álvaro Fernando da Rocha Mota (13/12/2002 a 31/02/12006) relata que tem homens que são indispensáveis e que o Celso Barros é um deles. Afinal, o Advogado presidiu a OAB por dez anos em uma das épocas mais difíceis que foi a Ditadura Militar, então é uma perda insuperável o falecimento de Celso. Um grande exemplo de homem, Advogado, filósofo e escritor.

“Uma figura inspiradora e que se caracterizava pela sua humildade e simplicidade, isso tornou ele grandioso. Deixando uma memória indelével para todos nós. O grande legado é a coragem e principalmente a ética, sendo essas as principais características que marcaram o Doutor Celso como um grande vencedor, tanto pessoalmente como também profissionalmente,” afirma Álvaro Mota.

Para o Advogado e ex-presidente da OAB-PI Norberto Lopes Campelo (01/01/2007 a 31/12/2009), o Advogado Celso Barros é um exemplo a ser seguido, um homem de uma vida extraordinária, vencedor, de vida longa, cheia de lutas e realizações. Teve conquistas no campo da Advocacia, mas também no da política, além de um brilhante professor e um educador de gerações. Ele ensinou ainda que para ser Advogado, verdadeiramente, precisa ter o estudo continuado, ele estudou o quanto pode, mesmo tendo 100 anos.

“Hoje, estamos prestando uma última homenagem para demonstrar a nossa admiração, o nosso respeito a ele que serve de exemplo para todos nós. É de uma importância para a Advocacia, para a sociedade piauiense, para a história do nosso Estado e também no estado do Maranhão, onde ele nasceu. A história dele deve sempre ser lembrada e contada para inspirar as gerações atuais e as futuras. Um dos Advogados mais brilhantes que o Piauí teve, um homem sábio, puro.” relata Norberto.

Já o Secretário Estadual de Segurança do Piauí e ex-presidente da OAB-PI, Chico Lucas, ressaltou o impacto de Celso Barros Coelho para a Advocacia piauiense.

“Essa é uma grande perda. Celso Barros Coelho teve uma grande trajetória em defesa da liberdade, teve uma trajetória ímpar como Advogado, como Constituinte, como Presidente da Ordem, mas principalmente como uma pessoa que sempre olhou para o futuro, sempre buscou qualificação. Que frequentava a nossa gestão com mais de 90 anos, nos inspirando a sempre nos aperfeiçoar, estudar e compartilhar conhecimento. Eu tenho muita admiração por ele e estou muito consternado com essa perda”, declarou Chico Lucas.

Também estiveram presentes os ex-presidentes: Luiz Gonzaga Viana (01/02/1975 a 31/01/1977); João Pedro Ayrimoraes (01/02/1977 a 31/01/1979) e Chico Lucas (01/01/2016 a 31/12/2018).

AUTORIDADES PRESENTES

Governador do Piauí, Rafael Fonteles; vice-governador, Themístocles Filho; Senador Ciro Nogueira; Desembargador Téssio Torres; Secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira; Procurador-Geral do Estado, Francisco Pierot; Deputado Federal Júlio Arcoverde; Deputado Federal Júlio César, Presidente da Alepi, Franzé Silva, Secretário de Governo, Marcelo Noleto; Vice-presidente da OAB-PI, Daniela Freitas; Diretor-Tesoureiro, Marcus Vinícius Nogueira; Secretária-Geral da OAB-PI, Raylena Alencar; Presidente da CAAPI, Talmy Tercio; Vice-presidente da CAAPI, Dalva Fernandes; Secretário de Planejamento João Henrique; Prefeito de Teresina, Dr Pessoa; Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; Vereador Luiz Lobão; jornalista Zózimo Tavares; deputado estadual Severo Eulálio; Senadora Jussara Lima.

Foto:Ascom OAB-PI/Divulgação 

Fonte:OAB-PI 

Veja Também

Novos dirigentes do TRF1 assumem em cerimônia elogiada pela OAB

O Conselho Federal da CFOAB, representado pelo presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial …