Vacinação contra a aftosa deve ser concluída até dia 31

Até o dia 31 deste mês, espera-se que todo o rebanho bovídeo do estado, incluindo bovinos e bubalinos, seja vacinado. Atualmente, o Piauí possui aproximadamente 1,7 milhão destes animais.

Nesta etapa, mais uma mudança significativa acontece na estratégia de vacinação dos bovídeos do Estado. Agora, a quantidade de vacina aplicada em cada animal diminui de 5ml para 2ml. “Essa mudança tem como objetivo a redução das reações vacinais provocadas pelas doses anteriores, como abscessos e caroços que alguns animais acabavam apresentando. Bem como reduz os custos totais para os produtores”, afirma o Gerente de Defesa Animal, Idílio Moura, que ainda ressalta que tal mudança acontece após testes realizados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Ao longo do período, com data limite em 15 de junho, os criadores deverão procurar o escritório da Adapi mais próximo para realizar a certificação da vacinação. Esse momento serve para atualizar as informações sobre o rebanho do Estado e evitar que o produtor venha a sofrer alguma sanção, como multas ou impossibilidade de trânsito dos animais, visto que a vacinação é obrigatória e requisito necessário para o trânsito e comercialização de bovídeos.

Veja Também

Ministra propõe abertura dos dados sobre repasses extras para a saúde em 2023

Nísia Trindade foi questionada sobre repasses para Cabo Frio, no Rio de Janeiro Após ser …