Pesquisa analisa saúde mental de trabalhadores de sindicatos do Piauí

A saúde mental de trabalhadores vinculados a sindicatos do Piauí foi alvo de estudo de alunos do curso de Psicologia de faculdade particular do Estado. O trabalho de pesquisa foi apresentado na quinta, 28 de junho, a partir das 18h no auditório da Facid | Wyden.

Na contemporaneidade, o que incide diretamente sobre a saúde do trabalhador está diretamente relacionado às novas modalidades de trabalho e a processos modernos e atualizados de produção/serviços implementados por inovações tecnológicas e por atuais formas de organização do trabalho.
O Brasil, nas duas últimas décadas, através de discussão com a sociedade e atuações do Ministério da Saúde e do Trabalho, avançou muito nos assuntos relacionados à saúde mental. A questão que vem sendo bastante discutida pois constatou-se o quanto a relação laboral pode afetar um indivíduo em sua sanidade, seja fortalecendo-a ou fragilizando-a. 
“A saúde do trabalhador sempre foi uma preocupação da Psicologia organizacional e do trabalho e a Faculdade, sensível às relações entre trabalhadores, organização do trabalho e saúde mental, por meio do estágio básico II para alunos do 8º bloco, realizou diversas ações para compreender e melhorar essas relações”, destacou a professora Liliane Leite Moreira.
No semestre 2018.1 os alunos buscaram compreender a visão que os sindicatos das categorias possuem sobre saúde mental e como acolhem e interveem quando essa sofre ameaças. Foram entrevistados diretores e presidentes de 20 sindicatos de diversos segmentos. As análises dessas entrevistas serão apresentadas durante o evento onde também serão discutidas formas de intervenção e prevenção da saúde mental. “O que foi comum a todas as entrevistas refere-se a importância que a organização de trabalho tem para a manutenção da saúde mental. Os sindicatos possuem papel principal na conquista e melhoria de ambientes de trabalho favoráveis à saúde mental dos trabalhadores”, destacou Liliane.
Fonte: Ascom

Veja Também

Rio e Salvador retomam vacinação de idosos nesta quinta-feira (25)

Ambas as capitais haviam cancelado a aplicação da 1ª dose em idosos devido à falta …