quinta-feira , janeiro 20 2022

Empresas sofrem golpes após receberem pendrives infectados com vírus

O FBI, agência de investigação norte-americana, informou sobre uma nova onda de ataques ransomware aplicada por meio de pendrives enviados a empresas. Os dispositivos chegam disfarçados de presentes e, ao serem conectados aos computadores sem antes passarem por checagens de segurança, infectam os sistemas.

O ataque, conhecido como BadUSB, faz com que a unidade se registre como um teclado de computador e comece a executar códigos e baixar malwares nos aparelhos.

A técnica é bastante rudimentar, mas o FBI afirmou que empresas de seguros, transporte e segurança recebem pacotes do tipo desde agosto de 2021. Alguns, segundo divulgado pelo TecMundo, trazem o logo da Amazon ou do Departamento de Saúde e Serviços Humanitários, supostamente contendo informações sobre o combater à Covid-19.

Os pendrives são da marca LilyGo e o grupo criminoso responsável é o FIN7, localizado no leste Europeu. Os golpistas já replicaram esse ataque em diversos países ao redor do mundo, seguindo a mesma estratégia de uso de pendrives infectados.

A orientação é que os funcionários fiquem atentos a esse tipo de recebimento e que não conectem dispositivos entregues via correios. Em caso de dúvidas, a recomendação é entrar em contato com o suposto remetente.

Yahoo

Veja Também

Para Jeff Bezos, esta é a qualidade mais importante para o sucesso

Tanto QI quanto inteligência emocional são importantes para o sucesso. E essa habilidade é a …