Peste suína faz Piauí fortalecer fiscalização na divisa com Ceará

Após os recentes casos da doença no Ceará, o trânsito dos suídeos, porcos e javalis daquela região está oficialmente proibido nos demais estados vizinhos. No Piauí, atualmente se tem um rebanho aproximado de 1.700.000 cabeças e, apesar de ser considerado zona não livre de peste suína clássica, não possui nenhum registro da doença.

“A peste suína clássica tem um grande poder de disseminação e essa ação tem como objetivo intensificar a vigilância para evitar a introdução do vírus no Piauí”, afirmou a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade dos Suídeos, Thaís Santos.

Em se tratando das características sintomáticas e particularidades da peste suína clássica, é importante ressaltar que o vírus da doença não acomete humanos, no entanto, por ser de rápida disseminação, pode ter grande impacto sobre a economia.

A doença caracteriza-se pela alta mortalidade de animais e os principais sinais clínicos são: febre alta, lesões hemorrágicas (manchas avermelhadas) na pele e extremidades (orelhas, membros, focinho e cauda), constipação intestinal seguida de diarreia, vômito, sinais nervosos, conjuntivite, falta de apetite, fraqueza e problemas reprodutivos (aborto, natimorto e repetição de cio).

Veja Também

Saiba as diferenças entre o vírus sincicial respiratório e a influenza

Casos das duas doenças têm crescido no Brasil nas últimas semanas Com sintomas parecidos, os …