Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
terça-feira, 21 jul, 2026
terça-feira, 21 jul, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Destaque - OAB requer que STF remarque julgamento sobre prisão em 2ª instância

Destaque

OAB requer que STF remarque julgamento sobre prisão em 2ª instância

Redação
Last updated: 12/06/2019 1:47 PM
Redação
Published: 12/06/2019
Share
aaped
SHARE

O presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, protocolou no STF um pedido para que o julgamento das ações que tratam da prisão após condenação em 2ª instância seja remarcado.

Previstas para serem julgadas em 10 de abril deste ano, as ADCs 43, 44 e 54 – que tratam do tema – foram retiradas da pauta pelo presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli, após pedido feito pela própria OAB.

Na ocasião, a entidade afirmou, em ofício, que a nova diretoria do Conselho Federal ainda estava “se inteirando de todos os aspectos”. Agora, a diretoria do CFOAB requereu a reinclusão das ações na pauta de julgamento.

Autora da ADC 44, a OAB se posiciona na ação contra a execução antecipada da pena.

  • Processos: ADCs 43, 44 e 54

Jurisprudência

O julgamento das ações é aguardado em virtude da consolidação do entendimento sobre o tema pela Corte. Em 2009, o Supremo estabeleceu que era inconstitucional a execução antecipada da pena, ao considerar o princípio constitucional da presunção inocência.

Por 7 a 4, o plenário concedeu o HC 84.078 para permitir a um condenado pelo TJ/MG que recorresse em liberdade. No entanto, em fevereiro de 2016, em um julgamento histórico – também em HC e com o mesmo placar (7 a 4), mas com composição da Corte alterada – o plenário afirmou ser possível a prisão após 2ª instância.

Na ocasião, o novo entendimento foi capitaneado pelo ministro Teori Zavascki, então relator da Lava Jato na Corte. Depois disso, contudo, ministros da Corte passaram a decidir, monocraticamente sobre o tema de formas distintas.

Na ADC 54, o ministro Marco Aurélio, relator, chegou a deferir uma liminar, no final de 2018, derrubando a prisão após condenação em 2ª instância. A decisão, porém, foi suspensa, horas depois, pelo presidente do Supremo, ministro Dias Toffoli.

Migalhas

Coordenadoria da Mulher promove ação para lembrar 15 anos da lei Maria da Penha hoje(07)
Dr. Nicolas Koprovski
Suspeito de ataque à sede do Porta dos Fundos, Eduardo Fauzi é preso na Rússia
Multinacionais vão à ABAT para discutir relação com o Fisco e governança de impostos
Posse de Ana Patrícia Salha como corregedora-geral da Defensoria será na terça (08)
TAGGED:instanciajulgamentosegunda
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?