Campanha de valorização da Advocacia

As advogadas e os advogados piauienses se dedicam diariamente para dispor de recursos jurídicos e intelectuais para defender as garantias fundamentais, portanto, tornando-se indispensável à Administração da Justiça e à defesa do Estado Democrático de Direito. Pensando nisso, a OAB Piauí lança a Campanha “Consulte um Advogado ou Advogada Antes – Evite Problemas Depois” para celebrar o Mês da Advocacia.

Por meio das redes sociais da entidade, outdoors e VT, que será veiculado nos meios televisivos, e com o apoio das Comissões Temáticas, a Campanha conscientizará a população sobre a importância dos profissionais do Direito para o exercício da Democracia.

“A Campanha tem como objetivo fundamental reforçar a relevante função social da advocacia, a fim de demonstrar que a profissão é indispensável para a manutenção da Justiça.Com esse foco, a OAB tem atuado fortemente pela valorização da classe, pela defesa da Democracia e dos direitos dos cidadãos, visando a união daqueles que buscam uma sociedade mais justa e igualitária para todos”, reforçou o Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto.

 

A importância da advogada e do advogado trabalhista

Para dar início à ação, a Campanha esclarecerá sobre a importância da atuação do advogado trabalhista na vida do cidadão. De acordo com a Presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Piauí, Heloísa Hommerding, alguns exemplos de atuação do profissional trabalhista são em ações relacionadas a rescisões, demissões, cálculos de horas extras, férias, pagamento de comissões, acidente de trabalho, questões envolvendo o FGTS, seguro desemprego, dentre outras.

“O advogado é essencial à justiça, já dizia a Constituição Federal no artigo 133, e para essa área trabalhista não é diferente. Cada vez mais é recorrente a presença e a necessidade do advogado na área trabalhista, haja vista os direitos trabalhistas terem se tornado cada vez mais complexos e, por isso, é preciso de um profissional habilitado, de alguém técnico e especializado na matéria”, explica Heloísa Hommerding.

Para a advogada, o direito dos hipossuficientes precisa ter um acompanhamento técnico especializado e direcionado para efetivar os direitos do trabalhador, assim como a empresa ou o empregador precisa ter um assessoramento adequado. “Esse assessoramento é realizado por um consultor jurídico especializado na área, que vai poder demandar, assim como tratar questões extrajudiciais, e até mesmo da gestão da empresa. O advogado hoje deve ser partícipe ativo na gestão da empresa e no melhoramento da governança e da transparência”, afirma.

OAB

Veja Também

Proposta determina que o poder público pague o sepultamento de vítimas do coronavírus

O Projeto de Lei 1662/20 determina que o manejo do cadáver e o sepultamento ou …