sexta-feira , fevereiro 21 2020
http://bit.ly/aFORÇAdoEMPREENDEDOR

Consumidor pode recorrer ao Procon em casos de atraso na ligação de água e luz

Água e energia elétrica são consideradas direitos contínuos pelo Código do Consumidor Brasileiro. As empresas responsáveis pela liberação do fornecimento residencial de água e luz têm prazos para estabelecerem ligações, caso contrário podem ser punidas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumido (Procon).

Em Teresina, cerca de três mil ligações elétricas são feitas por mês. Para fazer a ligação do fornecimento na Equatorial Cepisa, é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência.

Se a suspensão do fornecimento tiver sido feita por questões de débitos o consumidor deve apresentar os comprovantes de quitação em um dos postos da concessionária e deve pagar taxa de religação de R$ 7,88 para sistema monofásico e R$ 32,60 para sistema trifásico.

No caso de fornecimento de água, além da documentação é necessário apresentar um registro do imóvel ou o comprovante de pagamento do IPTU.  O prazo para ligação do fornecimento também é maior, são sete dias úteis para a religação do serviço.

Com informações do Procon

Veja Também

FMS alerta para cuidados com o Aedes aegypti durante o feriado de carnaval

Feriado é uma época em que várias pessoas viajam e deixam suas residências fechadas. A …