Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Entenda a Lei de Abuso de Autoridade, que já está em vigor no país
Share
15/06/2025 8:33 PM
domingo, 15 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Notícias

Entenda a Lei de Abuso de Autoridade, que já está em vigor no país

Redação
Last updated: 30/01/2020 9:02 AM
Redação Published 30/01/2020
Share
lei
SHARE

Congresso promulgou a legislação que pune 45 condutas de todos os agentes públicos do Brasil, advogada criminalista acredita que a lei torna sociedade mais justa.

Está em vigor desde o dia 03 de janeiro a Lei Contra o abuso de autoridade (nº 13.869/19), norma que expande o que a legislação anterior entendia como condutas excessivas por parte de servidores público e autoridades.  A nova lei atinge servidores públicos dos Três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário e o Ministério Público.

 

Entre as ações que se tornaram crime estão: determinar prisão que não esteja em acordo com as situações previstas em lei; fazer interceptação telefônica, informática ou telemática sem autorização judicial; abrir investigação sem indício de crimes; ou decretar o bloqueio de bens e dinheiro em valores que extrapolem muito a estimativa da dívida. A lei prevê multa, perda do cargo público ou até quatro anos de prisão para quem for enquadrado no crime de abuso de autoridade.

 

Para a advogada especialista em Direito Penal, Cláudia Portela Lopes, ao tornar puníveis condutas que antes não eram, a lei forçará o Estado a rever os seus protocolos de ação de modo a evitar abusos e desvios de poder.“Ao criminalizar e estabelecer a pena correspondente, a lei preencheu uma lacuna no ordenamento jurídico brasileiro, que antes vedava determinadas condutas mas não estabelecia uma penalidade específica para o caso de violação, esvaziando assim o sentido da norma proibitiva”, diz.

 

Ainda de acordo com a advogada Cláudia Portela, a população precisa se informar mais sobre a nova lei, já que ela almeja uma sociedade mais justa. “É indiscutível que a lei representa uma evolução no controle de arbitrariedades, que propaga injustiças e perseguições no país, trata-se de evolução civilizatória e encontra forte adesão naqueles que almejam um Estado justo”.

 

Confira alguns pontos previstos na lei contra abuso de autoridade:

 

Crimes punidos com detenção de um a quatro anos:

• Decretar prisão fora das hipóteses legais

• Não relaxar prisão ilegal

• Deixar de substituir prisão preventiva por medidas cautelares mais brandas, quando couber

• Divulgar gravações sem relação com a investigação, expondo a intimidade e ferindo a honra do investigado

• Deixar de deferir Habeas Corpus, quando cabível

• Decretar condução coercitiva sem prévia intimação

• Constranger pessoa detida a se exibir para a curiosidade pública

• Submeter preso a situação vexatória

• Constranger a depor pessoa que tem dever funcional de sigilo

• insistir em interrogatório de pessoa que optou por se manter calado

• Insistir em interrogatório, sem que o advogado esteja presente, mesmo quando a pessoa exigiu advogado

• Impedir ou retardar um pleito do preso à autoridade judiciária

• manter presos de sexos diferentes em uma mesma cela

• Colocar criança ou adolescente em cela junto com maiores de idade

 

Crimes punidos com detenção de seis meses a dois anos:

• Deixar de comunicar ao juiz prisão em flagrante ou temporária

• Não comunicar detenção para a família do preso

• Prolongar prisão sem motivo, deixando de de executar alvará de soltura ou desrespeitando prazo legal

• Não se identificar como policial durante ação de captura

• Não se identificar como policial durante interrogatório

Ascom

Efeito Madonna: supermercados esperam aumento de 18% nas vendas

Mantida condenação de empresa que duvidou de gravidez de empregada

Conselheira Federal da OAB Maranhão indicada para receber prêmio

Janeiro Roxo alerta sobre sinais e sintomas da Hanseníase

Tem início 11º Festival de Rabecas

TAGGED:abusoautoridadelei
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?