Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
quarta-feira, 3 jun, 2026
quarta-feira, 3 jun, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Destaque - Órgão Especial da OAB realiza sessão com apreciação de consultas e processos

DestaqueJurídico

Órgão Especial da OAB realiza sessão com apreciação de consultas e processos

Redação
Last updated: 22/10/2025 12:49 PM
Redação
Published: 22/10/2025
Share
5ae7d983 bd3e 415b a971 51175dbf11f4
SHARE

O presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti, e o membro honorário vitalício Felipe Santa Cruz acompanharam, a sessão ordinária do Órgão Especial do Conselho Federal. A reunião foi conduzida pela secretária-geral, Rose Morais, e secretariada pela conselheira federal Marilena Winter (PR).

Durante a visita do ex-presidente ao prédio histórico da OAB, Beto Simonetti destacou a importância do Órgão Especial como espaço de decisões estratégicas e de fortalecimento institucional.

“É uma imensa honra recebê-lo, não apenas como ex-presidente, mas como alguém cuja trajetória inspira e cuja confiança me permitiu exercer este segundo mandato à frente da OAB. Sua presença reforça os laços de amizade, continuidade e compromisso com a advocacia brasileira”, afirmou.

Felipe Santa Cruz elogiou a atuação do Conselho Federal e reconheceu os desafios do cargo de presidente. “Ele [Beto Simonetti] nunca está sozinho, porque representa com orgulho a advocacia brasileira. Está conduzindo essa função com brilhantismo, enfrentando desafios com dedicação e compromisso”, disse.

Deliberações do colegiado da OAB

Na sessão, os conselheiros federais apreciaram todos os processos pautados pelo Órgão Especial. Foram julgados sete casos, com um item encaminhado ao Conselho Pleno e apenas um pedido de vista. Entre os temas analisados, estavam honorários contratuais, causas interruptivas da prescrição de pretensão punitiva, suspensão cautelar e processos sigilosos.

O Órgão Especial delibera, em caráter privativo e irrecorrível, sobre recursos contra decisões das Câmaras, quando não unânimes ou, ainda que unânimes, em desacordo com o Estatuto da Advocacia e da OAB, o Regulamento Geral, o Código de Ética e Disciplina ou os Provimentos. Também é sua competência resolver conflitos e divergências entre órgãos da Ordem, além de atuar como última instância na resposta a consultas sobre a regulamentação da atividade profissional.

Número de eleitores com 16 e 17 desaba pela metade em quatro anos
Presidente Lula nomeia duas mulheres para compor STJ e TSE
Juiz bloqueia ordem de Biden de suspender deportações
Corregedoria Nacional realiza consulta pública sobre execução fiscal
STF começa a julgar réus do Núcleo 4 da trama golpista
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?