OAB Piauí cobra eficiência e mais acesso à Justiça durante abertura do Ano Judiciário

A OAB Piauí cobrou eficiência durante a solenidade de abertura do Ano Judiciário, que aconteceu no Auditório Pleno do Tribunal de Justiça do Piauí. A cerimônia contou com uma revisão do primeiro ano da atual gestão do TJ-PI e reuniu autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de magistrados e advogados.

O Presidente da OAB Piauí, Celso Barros Coelho Neto, ressaltou em seu discurso que seja revista a agregação de comarcas por meio de um novo mapeamento do Estado, além da instituição do juiz de garantias e do acesso à Justiça. Segundo dados disponibilizados pela OAB, 71.22% da população piauiense tem sede da Justiça Estadual em sua cidade, ou seja, 29.78% dos piauienses não possuem Justiça em sua cidade.

Ao final de seu discurso, Celso Barros cobrou o aumento da eficiência e a participação da Justiça notadamente no interior do Estado. “O ano de 2020 será muito desafiador para o Poder Judiciário. O Judiciário Piauiense tem se modernizado e se estruturado, mas há ainda carência de juízes e servidores e, nós, enquanto dirigentes da OAB, estamos aqui acompanhando essa abertura e, sobretudo, apostando que em 2020 nós teremos mais Justiça e que ela chegará mais próxima do cidadão piauiense”, frisou o Presidente Celso Barros Coelho Neto.

Ao final do ato solene ainda houve uma retrospectiva de uma das principais ações colaborativas entre o Judiciário piauiense e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ): o Justiça Presente, projeto do CNJ realizado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) da Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

OAB/PI

Veja Também

Proposta determina que o poder público pague o sepultamento de vítimas do coronavírus

O Projeto de Lei 1662/20 determina que o manejo do cadáver e o sepultamento ou …