Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: MPPI obtém suspensão de cláusula de exclusividade em contratos entre empresa de fotografia e formandos
Share
12/05/2025 8:36 AM
segunda-feira, 12 maio, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Notícias

MPPI obtém suspensão de cláusula de exclusividade em contratos entre empresa de fotografia e formandos

Redação
Last updated: 15/08/2018 3:09 PM
Redação Published 15/08/2018
Share
SHARE

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 32ª Promotoria de Justiça de Teresina – com atuação na defesa do consumidor – realizou, em 30/07/2018, audiência de conciliação entre estudantes da Turma de Medicina 2018.1 da Universidade Federal do Piauí e a empresa Studio M Fotografia, com sede em Goiânia-GO, tendo em vista a instauração do Procedimento Preparatório de Inquérito Civil Público nº 13/2018, que tem como objetivo apurar supostas práticas ofensivas aos direitos dos consumidores, principalmente no que diz respeito ao descumprimento da oferta e práticas abusivas perpetradas pela empresa de fotografia.

Na ocasião, os estudantes relataram suas insatisfações com os serviços prestados pela reclamada, a falta de transparência e de informação na execução dos contratos de serviços fotográficos, a abusividade da cláusula de exclusividade, entre outras. O Studio M, por sua vez, apontou os gastos realizados pela fornecedora na execução dos serviços, bem como os prejuízos que poderia sofrer com a exclusão da cláusula de exclusividade. Ao fim, não houve conciliação.

Diante da proximidade dos eventos de formatura e do risco de prejuízos irreversíveis aos formandos, a 32ª Promotoria de Justiça ajuizou Ação Civil Pública com Preceito Cominatório de Obrigação de Não Fazer c/c Pedido de Tutela de Urgência Antecipada em Caráter Antecedente, com o propósito de tutelar os direitos dos consumidores.

A ação foi distribuída ao juízo da 1ª Vara Cível da Comarca de Teresina ,sob o nº 0816976-15.2018.8.18.0140, com concessão da liminar pleiteada pelo Ministério Público, no sentido de suspender os efeitos da cláusula de exclusividade estipulada em contrato, fixando-se assim a obrigação à ré de se abster de impedir atos de filmagens e fotografias, realizados pelos formandos ou terceiros, profissionais ou não, dos eventos e solenidades da turma de medicina da Universidade Federal do Piauí, concludentes no período 2018.1, bem como se fixou que tal obrigação de não fazer se dará sem prejuízo do cumprimento forçado da obrigação pactuada em contrato, qual seja, a prestação de serviços fotográficos.

Fonte: Ascom

12 estratégias cientificamente comprovadas para se concentrar melhor

Procrastinação ou preguiça?

Guerra das maquininhas volta a derrubar taxas para o comércio

Este tipo de líder vai perder espaço por causa da pandemia, segundo CEO

TCE-PI e Sebrae realizarão eventos para estimular pequenos negócios locais

TAGGED:contratosestudantesfotografia
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?