Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
sexta-feira, 5 jun, 2026
sexta-feira, 5 jun, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Notícias - Médico e hospital devem indenizar paciente em decorrência de erro médico

Notícias

Médico e hospital devem indenizar paciente em decorrência de erro médico

Redação
Last updated: 30/10/2019 8:48 AM
Redação
Published: 30/10/2019
Share
aamed
SHARE

Segundo consta nos autos, o Autor sofreu uma lesão perfuro cortante no pé esquerdo durante a noite. Ao chegar no Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficiência, o médico responsável entendeu que não era caso para pontos e assim, determinou que o enfermeiro fizesse um curativo superficial, de forma totalmente improvisada.

No dia seguinte, após acordar com muita dor e sangramento no pé, o Autor procurou outro hospital (Santa Lydia), onde foi atendido por uma médica que lhe tratou com humanidade e imediatamente, lhe aplicou 07 pontos no ferimento bem como solicitou a aplicação de uma vacina antitetânica.

Assim, diante do desrespeito de todas as regras de humanidade e ética médica, o Autor ajuizou ação de indenização por danos morais em face do Hospital Sociedade Portuguesa de Beneficiência e médico responsável.

Em 1ª instância, o Juiz de Direito Guilherme Stamillo Santarelli Zuliani, da 3ª Vara Cível da comarca de Ribeirão Preto/SP, entendeu que até o jejuno em medicina sabe da necessidade dos pontos para conter o sangramento e viabilizar a cicatrização, sem contar a vacinação preventiva. Além disso, concluiu que o  hospital responde objetivamente pelos danos causados, sobretudo pela má escolha dos seus médicos e citou:

“(…) Na verdade, quando alguém é vítima de um desleixo médico dessa envergadura, inimaginável em termos de segurança que deve destinar ao paciente, a sensação que a pessoa incorpora é a de que, no mínimo, foi, desdenhada como ser humano, o que redobra o sentimento de humilhação. Fazer um simples curativo em cima de corte profundo caracteriza método aviltante de atuar. É ato que coisifica o ser humano.”

Em razão disso, condenou o hospital e médico, de forma solidária, ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Ainda cabe recurso da decisão.

Direito News

Inscreva-se para o II Curso de Campanha Eleitoral para Mulheres
Os 25 melhores aplicativos para estudantes
Reforma da Pousada Praia será inaugurada na terça (18)
Curso abordará Ética Empresarial e Compliance
Claro terá que pagar R$ 40 mil de indenização por ligar mais de 10 vezes por dia
TAGGED:familiaindenizacaomedico
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?