Inaugurado novo Fórum da comarca de Bom Jesus

O novo prédio está situado no bairro São Pedro e abriga a Vara Única, a Vara Agrária e o Juizado Especial Cível e Criminal. O investimento foi de R$ 3,6 milhões, oriundos do Fundo de Reaparelhamento e Modernização do Poder Judiciário do Estado do Piauí (Fermojupi).

O prédio está instalado em um terreno de 2.212,00 m², com área total construída de 1.099,21 m², incluindo a edificação principal, a casa do gerador e subestação, guarita e a coleta seletiva. O edifício conta também com placas fotovoltaicas. Além de duas Varas completas (com secretaria, sala de audiência, gabinete de juiz, recepção e sala para assessor jurídico) e um JECC, o Fórum conta com Auditório do Tribunal do Júri com capacidade de até 92 pessoas, salas para Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público e Defensoria Pública, banheiros públicos e banheiros para servidores, recepção.

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Sebastião Ribeiro Martins, esta inauguração demonstra a importância crescente do município de Bom Jesus para o estado do Piauí. “Nós temos pólos de educação fundamental e superior aqui em Bom Jesus, que também é um importante centro econômico do estado, graças à sua produção de grãos”, considerou o presidente. “A comarca tem 144 anos de existência e era necessário que déssemos um fórum moderno e de qualidade para uma cidade da dimensão e do porte de Bom Jesus”, finalizou.

Já para o desembargador Erivan Lopes, que iniciou a construção do fórum como presidente do TJ-PI na gestão 2016-2018, esta obra é parte do processo de integração do Sul do Piauí com o resto do sistema judiciário estadual. “O sul do Piauí vivia em estado de isolamento do resto do Poder Judiciário. Desde o início da nossa gestão, tínhamos a intenção de quebrar a desigualdade que existe entre o Norte, o Sul e o Centro do estado — como fizemos com as obras do fórum de Corrente, Cristino Castro e Ribeiro Gonçalves. Com o Fórum de Bom Jesus, estamos dando melhores condições de funcionamento para a Justiça desta região, tanto em relação com material humano, como com recursos tecnológicos”, declarou

Além da inauguração do Fórum, o presidente do TJ-PI e o corregedor-geral da Justiça também agraciaram a comarca com o Selo Digital para a Vara Única (área cível) e a Vara Agrária de Bom Jesus. “Daqui para frente, graças a esse processo digital, as varas de Bom Jesus não trabalharão mais com processo de papel”, disse o desembargador.

Ascom

Veja Também

Proposta determina que o poder público pague o sepultamento de vítimas do coronavírus

O Projeto de Lei 1662/20 determina que o manejo do cadáver e o sepultamento ou …