Mais de 5,7 milhões de brasileiros têm diabetes e não sabem. Outros 14,6 milhões correm o risco de desenvolvê-lo num futuro próximo, conforme estimativa feita no ano passado pela International Diabetes Federation (IDF). Com o objetivo de contribuir para a identificação do maior número possível dessas pessoas e para o seu encaminhamento aos serviços de saúde para diagnóstico e tratamento, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs), com o apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), estão empenhados na realização do RASTREAMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE DIABETES MELLITUS: NOVEMBRO DIABETES AZUL 2018.
Esforço conjunto para rastrear o risco de diabetes no Brasil, a pesquisa tem abrangência nacional. De 14 a 30 de novembro, farmacêuticos voluntários de mais de 400 farmácias espalhadas pelo país terão como meta avaliar 11.750 pessoas, de ambos os sexos, com idade entre 20 e 79 anos, SEM DIAGNÓSTICO PRÉVIO. Todos os participantes serão submetidos ao teste de glicemia capilar, terão medidos a sua circunferência abdominal, o seu peso e a sua altura e também responderão ao teste Finnish Diabetes Risk Score (FINDRISC), para a avaliação do risco de desenvolvimento do diabetes.
O atendimento será gratuito, nas farmácias parceiras (o hotsite com a lista completa desses estabelecimentos estará disponível para o público a partir de quarta-feira, 14, quando inicia a campanha). Farmácias e farmacêuticos que desejarem, ainda podem se inscrever para participar da pesquisa no site do CFF (www.cff.org.br).
A ação está sendo divulgada por meio da campanha “Diabetes não tem cara. Faça o teste”, estrelada pelo ator José Loreto. O ator tem diagnóstico de diabetes TIPO 1 e, nos filmes, interpreta ele mesmo, contando sua experiência para incentivar a busca pelo diagnóstico.
O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI), Luiz Junior, lembra que o farmacêutico tem um papel relevante nas ações de prevenção e controle do diabetes. “O Sistema CFF/CRFs tem se empenhado no sentido de legalmente viabilizar esse serviço, seja por meio de leis, resoluções e normas sanitárias, seja na preparação dos farmacêuticos, por meio de iniciativas como qualificação online e os cursos do Cuidado Farmacêutico no SUS e em Farmácias Comunitárias, seja no atendimento direto à população, como tem ocorrido em ações em praças públicas, e agora através dessa campanha, uma grande iniciativa de responsabilidade social do Conselho Federal, com apoio dos Regionais e da SBD”, explica.
O presidente do Conselho Federal, Walter Jorge João, agradeceu os farmacêuticos e farmácias que voluntariamente aderiram à campanha. “Ao participar da ação, o farmacêutico dará visibilidade ao seu trabalho e consolidará a imagem da farmácia onde trabalha como local para o cuidado à saúde.” Para o presidente do CFF, a capilaridade das farmácias e a capacidade técnica dos farmacêuticos são diferenciais para o sucesso dessa ação, que terá um enorme impacto social e de saúde pública, na medida em que viabilizará a oportunidade para que milhares de brasileiros possam cuidar de sua saúde, evitando complicações do diabetes, que é limitante se não tratado adequadamente.
Os farmacêuticos e farmácias que aderiram a campanha, se inscreveram de forma voluntária e receberam todo material do Conselho Federal para realização do rastreamento. Os estabelecimentos participantes são identificados com um cartaz. Já os testes, são gratuitos e não há necessidade de agendamento prévio.
Fonte: Ascom