segunda-feira , junho 21 2021

Atraso na implantação de sistema pode prejudicar emissão de novas CNHs no Piauí

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) informou que haverá novo adiamento para implantação do sistema Renach. O sistema estava previsto para funcionar normalmente até o último dia 18. Com o adiamento, novo prazo estabelecido pelo órgão ficou para o próximo dia 26 de abril.

O sistema Renach funciona como um banco de dados que registra toda a vida do condutor, desde o seu ”nascimento” como candidato até a sua habilitação, controlando as mudanças de categoria, imposições de penalidades, suspensões do direito de dirigir e, ainda, mudança de domicílio e transferência de estado. O Renach também controla a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para o advogado Ludy Vieira, que representa um grupo de autoescolas piauienses, o atraso na entrega do sistema prejudica os Centros de Formação de Condutores e, principalmente, quem estiver planejando tirar sua habilitação.

“Com a paralisação do sistema Renach – que sequer foi comunicada às autoescolas pelo Detran – as aulas de processos já existentes, as clínicas médicas e psicológicas e a banca examinadora do Departamento poderão aplicar os exames já agendados. Mas não é possível gerar novos processos, certificados e agendamentos até o retorno do sistema, o que prejudica as autoescolas e, sobretudo, quem deseja tirar sua CNH”, afirmou.

Fonte: Ascom

Veja Também

Proposta determina que o poder público pague o sepultamento de vítimas do coronavírus

O Projeto de Lei 1662/20 determina que o manejo do cadáver e o sepultamento ou …