Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Carteira de Habilitação Digital já é uma realidade
Share
13/06/2025 10:53 PM
sexta-feira, 13 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Geral

Carteira de Habilitação Digital já é uma realidade

Redação
Last updated: 21/07/2024 4:05 PM
Redação Published 02/02/2018
Share
cnh digital
SHARE

A partir da segunda semana de fevereiro, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de milhares de piauienses poderá ser emitida de forma digital, por meio de aplicativos para celular e dispositivos móveis. A ação é fruto de trabalho do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) e da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) .

A informatização da CNH segue orientação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que estabeleceu o mês de junho como data limite para que todos os Detrans do país oferecerem a opção de emissão digital do documento. O Detran Piauí antecipou a ação e vai oferecer oferecer o serviço a partir da próxima semana.

“O interessado deverá acessar o site do Denatran e fazer um cadastro. A pessoa receberá uma senha no seu e-mail. Em seguida, irá baixar o aplicativo no celular e, depois, com a senha, terá acesso à sua CNH digital, que é opcional e custará menos que a física”, explicou o diretor-geral do Detran-PI, Arão Lobão.

Ligado à base de dados por um sistema seguro com códigos de segurança, a informatização da CNH também evitará falsificações. “O lado bom bom para Piauí e para o país é ter as condições de evitar fraudes, com um sistema digital que permite uma maior segurança para o usuário. Estamos trabalhando da mesma forma para modernizar a área da carteira de identidade”, adiantou o governador Wellington Dias.

Passo a passo
Para adquirir a CNH-e, o habilitado deve se cadastrar no site do Denatran. Após finalizar o cadastro, um link de ativação será enviado para o e-mail do usuário, que deve ser acessado e confirmado no aparelho em que a CNH-e será salva. Em seguida, é necessário baixar o aplicativo “CNH Digital”, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS, digitar a senha cadastrada no portal, o CPF, o código ativação e informar o PIN (pode ser escolhido qualquer número).

Depois desse registro, a CNH-e é exportada para o aparelho. Para garantir a segurança das informações, o código PIN (senha) será exigido todas as vezes em que o acesso ao documento for requisitado. O sistema ainda permite o bloqueio do aplicativo caso o celular seja extraviado.

Informatização do RG
Com um sistema pronto, o Piauí está prestes a se juntar ao seleto grupo de estados brasileiros que informatizaram o sistema de identificação através do Registro Geral (RG). Por meio de um projeto conjunto entre a Agência de Tecnologia (ATI) e a Secretaria de Segurança o Estado deve lançar o projeto nas próximas semanas.

“Toda captura será no padrão de polícia Federal, FBI, Interpol, o mesmo padrão que o Piauí vai adotar, inclusive com reconhecimento facial. Estamos finalizando os detalhes com a secretaria de segurança, o sistema está pronto, o pessoal está treinando, é só uma questão de agendar a pauta de lançamento”, informou Avelino Medeiros, diretor da ATI.

Fonte: Ascom

Atacarejo cai no gosto dos brasileiros

STJ nega pedido de liberdade ao empresário Pablo Campos

Estratégias de Inbound Marketing para 2018

Revista Direito Hoje consolida de vez sua marca

Teresina ganha capacitações gratuitas para trabalhar na internet

TAGGED:cnhdigitalmotorista
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?