Juros do cartão voltam a subir

Os juros médios cobrados no cartão de crédito voltaram a subir em fevereiro e atingoram 333,9% ao ano, uma alta de 5,9 pontos percentuais (p.p.) em relação a janeiro. A informação é do Banco Central (BC). O custo da modalidade subiu tanto para quem quitou o mínimo da fatura, quanto para quem ficou inadimplente.

 Nos últimos 12 meses, no entanto, o percentual baixou 153,9 pontos percentuais.

Na tentativa de reduzir os juros do cartão de crédito, o governo mudou em abril do ano passado a regra de pagamento dessa modalidade. Se o consumidor ficar por mais de 30 dias no rotativo, as instituições financeiras são obrigadas a oferecer uma linha mais barata para financiar a dívida, com juros menores.

Já a taxa do cheque especial caiu ligeiramente em fevereiro e ficou em 324,1% ao ano, ante 324,7% no mês anterior. No primeiro bimestre de 2018, no entanto, o custo da modalidade subiu 1,1 ponto percentual.

Apesar da queda na taxa de juros básica da economia , a Selic, os juros cobrados dos consumidores continuam em alta. Em fevereiro, a taxa média cobrada das pessoas físicas atingiu 57,7% ao ano, contra alta 59,6% em janeiro.

Fonte: BC

Veja Também

Tecnologia no Direito: novos recursos agilizam processos, mas é necessário estar atento a riscos

Sistemas eletrônicos para processamento de ações judiciais, audiências e intimações online, digitalização de documentos, plataformas …