Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Seduc e Sejus assinam Plano Estadual de Educação em Prisões
Share
16/06/2025 4:42 AM
segunda-feira, 16 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Notícias

Seduc e Sejus assinam Plano Estadual de Educação em Prisões

adm
Last updated: 31/05/2021 6:34 PM
adm Published 31/05/2021
Share
whatsapp image 2021 05 31 at 12 13 44 1
SHARE

O objetivo é assegurar aos jovens e adultos privados de liberdade a elevação da escolaridade, reintegração social, e qualificação para o mercado de trabalho.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) assinaram, nesta segunda-feira (31), o Plano Estadual de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade e Egressos do Sistema Prisional do Estado do Piauí. O objetivo é assegurar aos jovens e adultos privados de liberdade a elevação da escolaridade por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA)  e a Educação Profissional, visando não só a reintegração social, como a qualificação para o mercado de trabalho.

“Já temos um trabalho em conjunto e, hoje, reafirmamos essa parceira com a Secretaria de Justiça, com a meta de levar a educação para mais pessoas, nesse caso, para as que se encontram no sistema prisional. Em 2021, contabilizamos 1.020 pessoas privadas de liberdade matriculadas em turmas da EJA. Com o Plano, a meta é ampliar a oferta e chegar até 1.600 matriculados”, disse o secretário da Educação, Ellen Gera.

“Hoje, ampliamos a parceria com a Secretaria da Educação para levar oportunidade e conhecimento para quem se encontra nos presídios. A educação é um direito de todos e esse é um momento muito importante, pois é a garantia do cumprimento desses direitos, em benefício das pessoas privadas de liberdade”, concluiu o secretário de Estado da Justiça, Carlos Edilson.

Parceria

Desde 2015, a parceria entre Seduc e Sejus possibilitou a execução do Pré-Enem PPL, que consiste num ciclo de revisões preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas unidades prisionais, dando oportunidade para que as pessoas privadas de liberdade tenham um bom desempenho no exame e possam ingressar no ensino superior. Desde então, quase 300 apenados foram aprovados em vestibulares.

No que se refere à educação profissional, entre os anos de 2015 e 2019, por meio do Pronatec, cerca de 268 reeducandos das penitenciárias masculina e feminina passaram por certificações que garantiram, além da remissão da pena, uma profissão, como: horticultor, microempreendedor individual, auxiliar de cozinha, monitor de dependência química, recepcionista, vendedor, técnico em vendas, padeiro e agente comunitário de saúde.

Fonte: CCOM

“Parece brincadeira de mau gosto” diz juiz ao negar dano moral por questão de venda de refrigerante

Funcionamento do comércio no Carnaval

Audiência resulta em atendimento a demandas

ESAPI recebe faculdades em café-da-manhã

Hospital e Centro de Fisioterapia de União são denunciados por diversas irregularidades

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?