segunda-feira , abril 29 2024

Avança projeto de lei que joga feriados durante a semana para segunda-feira

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado aprovou hoje projeto de lei que transfere para segunda-feira os feriados nacionais que caírem entre terça e sexta-feira. Algumas datas seriam preservadas, como Natal, Réveillon e Carnaval.

A proposição, de autoria de Dário Berger (MDB-SC), é terminativa e recebeu aval por unanimidade na comissão (14 a 0). Se nenhum parlamentar pedir votação em plenário em cinco dias, a matéria seguirá direto à Câmara dos Deputados.

Na prática, a proposta “estica” os fins de semana que coincidem com feriados, mas acaba com as folgas “extras” – geralmente segundas ou sextas – dos feriados que caem às terças ou quintas-feiras.

Exceções

Algumas datas foram sugeridas como exceção para a antecipação de feriados:

  • 1º de janeiro (confraternização universal) 
  • 1º de maio (Dia do Trabalho) 
  • Corpus Christi 
  • 7 de setembro (Independência) 
  • 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida) 
  • 25 de dezembro (Natal) 
  • Feriados que caírem nos sábados e domingos 

O projeto de lei também cita o Carnaval entre as exceções — apesar de esse não ser um feriado nacional.

O relator, Jorginho Mello (PL-SC), inseriu uma emenda ao projeto que aglutina às exceções os feriados locais, isto é, “reservados ao disciplinamento pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios”.

Em seu voto, Mello diz concordar com os argumentos do autor que “os feriados prolongados não geram apenas prejuízos econômicos para o país, mas também educacionais, com a perda de preciosos dias letivos em razão da extensão do feriado aos dias que o antecedem ou que a ele se seguem”.

No texto, o proponente justifica a iniciativa como uma forma de “evitar a redução do número de dias úteis em razão da quantidade excessiva de feriados, situação essa agravada quando as efemérides ocorrem entre as terças e sextas-feiras, popularmente conhecido como enforcamento dos dias úteis”.

“Além de gerar graves problemas administrativos, essa prática prejudica o ritmo e a continuidade do processo de aprendizagem em todos os níveis e modalidades de ensino”, comenta o relator.

Na Câmara, a matéria será distribuída às comissões e, se for levada ao plenário, precisará de maioria simples para ser aprovada.

Uol

Veja Também

Novos dirigentes do TRF1 assumem em cerimônia elogiada pela OAB

O Conselho Federal da CFOAB, representado pelo presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial …