Tribunal de Justiça do Piauí e parceiros realizam 2° Jornada da Justiça Itinerante

O Projeto Justiça Itinerante é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí que, dentro do propósito de aproximar-se de seus jurisdicionados, vê a enorme necessidade de levar cidadania às populações mais desassistidas de nosso Estado.  Em outras palavras, uma maneira de se combater a exclusão e desigualdade social, seja na capital ou interior. As parcerias com ONGs e organismos governamentais são uma alternativa para somar esforços e proporcionar dignidade para aqueles que mais precisam.

Diante do contexto, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Piauí, realizará a segunda Jornada da Justiça Itinerante em Teresina. Será de 19 de fevereiro a 23 de fevereiro, na DPE-PI , unidade que fica localizada na avenida João XXIII, onde funcionou o Espaço Cidadão, sempre a partir das 7h30.

Até o dia 22 acontecerá a distribuição diária de senhas para atendimento ao público. O dia 23 estará reservado para a entrega da documentação que já tenha sido concluída pelos juízes. O excedente será entregue posteriormente na Justiça Itinerante, no Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Cerca de 70% da população não procuram a  Justiça por por conta dos preços (considerados elevados) e da burocracia.  Mudar esse pensamento é meta do Judiciário estadual, dai a importância desse projeto, sobretudo para a população mais carente. Sem dúvida, uma maneira de aproximar a Justiça do cidadão, por meio de ações que contemplem o pleno exercício da cidadania, garantindo o acesso a uma Justiça rápida, eficaz e democrática, principalmente quando há soluções entre todas as partes.

Veja Também

Centro das Indústrias volta a reuniões presenciais e debate ações para o desenvolvimento

Os temas abordados em destaque na 14° reunião ordinária foram o estabelecimento do selo verde …