Técnicas de marketing, coaching e empreendedorismo jurídico contribuem para o destaque do profissional da advocacia

Constituir uma ampla network, aliando-se ao aprofundamento de técnicas de marketing, coaching e empreendedorismo jurídico, ajuda o profissional da advocacia a se destacar no atual cenário. A orientação foi da advogada, consultora jurídica e coach, Isis Passos Fontenele, durante o ‘I Seminário Jovem Advogado: Os desafios do início de carreira’, evento promovido pela OAB/MA.

O seminário promovido pela Comissão de Jovens Advogados e da Escola Superior de Advocacia (ESA/MA), teve como foco proporcionar orientações legais, além de técnicas de coach, para os novos advogados e estagiários da área jurídica do Maranhão, visando a plena inserção destes profissionais no mercado profissional. “Estamos promovendo o encontro para trazer à jovem advocacia explicações e capacitação naquilo que é inerente às dificuldades de início de toda atividade profissional”, enfatiza o presidente da OAB/MA, Thiago Diaz, que abriu os trabalhos do seminário.

Com o olhar voltado para as atuais demandas da clientela e o futuro do mercado jurídico, a palestrante, Isis Fontenele, explanou sobre a ‘Advocacia no Século XXI- Técnicas de Inovação e Gestão Jurídica’, que trouxe temas como empreendedorismo, marketing digital, mídias sociais, a personalização no atendimento ao cliente, gestão de escritório, e métodos de como ampliar o network e fidelizar a clientela.

A consultora jurídica falou da importância de apresentar aos novos advogados um panorama do atual mercado jurídico, que passa a solicitar do profissional da advocacia novas técnicas, além do domínio das leis. “Hoje nós somos mais de 1 milhão de advogados e o profissional, além do conhecimento jurídico, precisa desenvolver mais de técnicas de gestão, de entender como funciona o empreendedorismo, para que ele possa fazer o diferencial. Ele precisa ter uma visão macro, sistêmica, e aderir à Programação Neurolinguística (PNL), que permite compreender melhor o nosso funcionamento interno. Isso é fundamental para o sucesso na carreira”, destacou Isis Fontenele.

O presidente da Comissão de Jovens Advogados da OAB/MA, Rômulo Moraes Chagas, ressaltou a importância de debater as temáticas, orientando os iniciantes na classe jurídica sobre os procedimentos que realizarão ao longo da carreira profissional. “O seminário promovido pela Comissão de Jovens Advogados da OAB, por meio da ESA, tem como objetivo auxiliar os colegas em início de carreira, demonstrando os principais passos para se tornar um profissional reconhecido e bem sucedido no meio jurídico”, expôs.

Ainda de acordo com Rômulo Chagas, os palestrantes convidados estão explorando um tema em alta, que é o empreendedorismo na advocacia, apresentando conteúdos primordiais para a classe, como, por exemplo, a abordagem correta de clientes sem que configure infração ética, a forma que o advogado deve administrar seu escritório e inovar na advocacia. “Sendo, portanto, de grande importância a participação de todos os colegas que exercem a profissão neste evento”, reitera.

Para o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão (CAAMA), Diego Sá, além de proporcionar inovações no mercado jurídico, o seminário apresenta um pouco da rotina profissional do advogado para aqueles que ainda não começaram a carreira. “Nós sabemos que o bacharel em direito, quando sai da universidade tem apenas a teoria. Então, o curso vem proporcionar aquilo que a gente pode ter de prática na advocacia em relação aos tribunais e às audiências. Esse é mais um grande serviço prestado pela ESA e esperamos que cada vez mais os advogados compareçam à Casa de Todos, que é a OAB/MA”, concluiu.

Ressaltando a importância de se manter uma postura empreendedora dentro da advocacia, o presidente da Associação Comercial do Maranhão, Felipe Mussalém, convidado para dar uma palestra, falou da prática e da contribuição que a entidade pode dar para que o jovem advogado esteja preparado para as novas exigências do mercado.

“O advogado é preparado para o ofício jurídico, e nós da Associação Comercial, podemos contribuir muito nessa nova remessa de advogados, apresentando a eles a noção de gestão, de empreendedorismo e de inovação. De mostrar para eles que se pode agregar ao escritório deles, além da parte jurídica, a parte de gestão de pessoas, de funcionários”, comenta o presidente da Associação, que disponibilizou a associação à classe jurídica.

Do currículo da palestrante

Isis Passos Fontenele é advogada atuante no ramo Empresarial, do Direito do Consumidor, do Direito Processual do Trabalho e Trabalhista, com vasta experiência em assessorias jurídicas (Tribunal de Justiça de Goiás, na Secretaria de Segurança Pública de Goiás, Defensoria Pública e Ministério Público de Goiânia). A advogada é membro do Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), da Comissão de Inovação e Gestão OAB/GO, e da Academia Internacional de Coaching.

Fonte: OAB MA

Veja Também

Sancionada lei que determina a aplicação de formulário desenvolvido pelo CNMP para prevenir e enfrentar a violência doméstica contra a mulher

Preenchimento do formulário consiste em responder a perguntas que permitem a classificação da gravidade de …