Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: STF inicia julgamento sobre proibição de laqueadura e vasectomia em jovens
Share
23/05/2025 8:45 AM
sexta-feira, 23 maio, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
DestaqueTribunais

STF inicia julgamento sobre proibição de laqueadura e vasectomia em jovens

Redação
Last updated: 12/03/2025 10:32 AM
Redação Published 12/03/2025
Share
laqueadura Easy Resize.com
SHARE

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quarta-feira (12), o julgamento que pode alterar as regras para a esterilização voluntária no Brasil, reduzindo para 18 anos a idade mínima para a realização de procedimentos como laqueadura e vasectomia.

Atualmente, a Lei do Planejamento Familiar (Lei nº 9.263/96) exige que a pessoa tenha pelo menos 25 anos ou dois filhos vivos para realizar a esterilização, além de necessitar do consentimento do cônjuge, caso esteja em uma sociedade conjugal.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que contesta esses dispositivos foi ajuizada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O partido argumenta que as restrições impõem limites excessivos à autonomia reprodutiva dos indivíduos, ferindo princípios como a dignidade da pessoa humana e a liberdade individual.

“Essas exigências [da lei atual] afrontam direitos fundamentais, contrariam tratados internacionais firmados pelo Brasil, além de divergir dos principais ordenamentos jurídicos estrangeiros”, diz a ação protocolada.

O PSB também destaca uma contradição na legislação brasileira, uma vez que a Lei Maria da Penha classifica como violência doméstica a privação do uso de métodos contraceptivos.

JULGAMENTO NO STF

O julgamento no STF teve início em 2024, com o voto do relator, o ministro Nunes Marques, que defendeu a derrubada da exigência de idade mínima ou do número de filhos para a esterilização, desde que a pessoa tenha plena capacidade civil.

Além disso, propôs a exclusão da expressão “com vistas a desencorajar a esterilização precoce” do texto legal. O ministro Flávio Dino acompanhou o relator, mas o julgamento foi interrompido em 6 de novembro de 2024, após pedido de vista do ministro Cristiano Zanin.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se favorável à ação, defendendo a inconstitucionalidade das exigências da lei. Por outro lado, a Advocacia-Geral da União (AGU) considera que as regras atuais são válidas e não devem ser alteradas.

IAB pede que OAB vá ao Supremo defender constitucionalidade do trânsito em julgado

Senado aprova projeto que pune importunação e agrava crimes sexuais

Rosa Weber, do STF, dá 10 dias para Congresso explicar fundão eleitoral

Lava Jato: Defesa consegue suspensão de prazo para resposta à acusação até acesso a documentos físicos

LIVE X “Empreendedores que impactam”

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?