segunda-feira , outubro 18 2021

Semana de mobilização intersetorial de combate ao Aedes aegypti

De 26 a 30 de novembro, ações educativas, de promoção e de prevenção, visando ampla mobilização para o controle do vetor no âmbito das diversas unidades serão realizadas em todo o Piauí.

“Orientamos os municípios para que nessa semana eles se preparem para alertar a sociedade acerca do período chuvoso que se aproxima. É necessário que os municípios realizem ações que precisam ser tomadas antes desse período crítico e relembrar a população das principais ações de combate à dengue”, explica Miriane Araújo, gerente de Vigilância em Saúde.

Os meses de novembro a maio são considerados o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, porque o calor e as chuvas são condições ideais para a proliferação do mosquito. “É o momento em que União, estado e municípios e a população em geral devem ter maior atenção e intensificar os esforços para não deixar a larva do mosquito nascer. No caso da população, além dos cuidados, não deixar água parada nos vasos de plantas. Assim é possível verificar melhor as residências, apoiando o trabalho dos agentes de endemias”, explica o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Divino Martins.

Com as ações conjuntas espera-se a adoção de medidas de prevenção e controle de focos do mosquito nos espaços das unidades de ensino, saúde e das instituições setor meio ambiente. Além de diretrizes das políticas de Educação Permanente e Continuada em Saúde,  desenvolvimento de ações de educação, promoção, comunicação e mobilização para o combate ao Aedes aegypti.

O coordenador do Programa da Dengue, Antônio Manuel Araújo, enfatiza que o combate ao mosquito depende da mobilização da população em tomar os cuidados básicos, como manter bem tampados caixas e reservatórios de água, não jogar lixo em terrenos baldios e não deixar a água da chuva acumular sobre a laje e calhas entupidas.

Boletim epidemiológico 

De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Coordenação de Vigilância em Saúde Ambiental, em novembro o Piauí reduziu 66% do número de casos de dengue em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2018 foram 1.732 casos notificados em 95 municípios, já em 2017 foram 5.101 casos em 128 municípios.

A Chikungunya também mantém a redução, foram 91,1% casos a menos que no ano passado.

Fonte: Ascom

Veja Também

São Paulo atinge 70% da população adulta vacinada com duas doses

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afirmou em seu Twitter que número de …