Empresários relatam dificuldades para reabrir o negócio em meio à pandemia do coronavírus; confira recomendações e cuidados
A maioria das cidades brasileiras está trabalhando na reabertura gradual do comércio em meio ao combate ao novo coronavírus. Porém, a falta de informações claras ainda tem gerado apreensão e, enquanto isso, principalmente os pequenos empreendedores estão se virando como podem.
A pizzaria Tratto, de Campinas, região sudeste do estado de São Paulo, planejava sua inauguração justamente para o início da crise do coronavírus no Brasil. Com a pandemia, a casa acabou ficando fechada até a semana passada, quando passou a atender somente por delivery.
“O faturamento diário com o delivery é cerca de 70% menor do que estimávamos arrecadar com o salão aberto. É uma medida para sobreviver à pandemia”, diz João Aversa, sócio do empreendimento.
Para não ficar parada na crise, a empresa desenvolveu um kit com massa e ingredientes embalados separadamente para que o cliente possa preparar a pizza em casa, além de uma indicação de playlist da pizzaria no Spotify, com músicas que tocariam no salão.
“Resolvemos entregar um pouco de experiência na casa do cliente. Se entrássemos no delivery convencional, teríamos de competir com pizzarias de público fiel. Por isso, decidimos entrar com esse modelo que ainda é pouco difundido no Brasil.”
De acordo com Aversa, a Tratto precisou adiar o início do sistema de entregas porque os sócios tiveram que pagar dívidas de fornecedores. “No início, tínhamos planejado uma reserva de 3 meses de capital de giro, mas com a pandemia não tivemos receita e não conseguimos abrir nem para delivery.”
Agora, com a autorização municipal para reabertura do salão no horário do almoço (em um primeiro momento, para evitar grandes aglomerações) a partir da semana que vem, em Campinas, a pizzaria está avaliando criar um cardápio para o brunch – período entre o café da manhã e o almoço – com receitas especiais de pães para servir com café, além do delivery de pizzas à noite, de quinta-feira a domingo.
Na primeira fase, a expectativa é usar somente 30% do salão, com espaçamento mínimo entre as mesas, conforme regras municipais de reabertura. Além disso, os funcionários deverão usar máscaras, luvas e o álcool em gel estará disponível por todo o restaurante.
“Temos uma equipe bastante enxuta e vamos reabrir de forma muito cautelosa. Estamos testando pequeno para errar pequeno”, diz Aversa.
Medo do novo
A loja de brownies artesanais Browneria To Go, de Florianópolis, Santa Catarina, está operando parcialmente aberta. Além do delivery, as duas unidades da empresa – uma na capital catarinense e outra no centro de São Paulo – estão funcionando apenas com uma porta aberta, mas os clientes têm que fazer o pedido da calçada e pagam somente por cartão.
“A crise foi um estrago para nós em Florianópolis e, em São Paulo, estamos conseguindo ao menos sobreviver, porque já tínhamos todo o sistema de delivery estruturado antes da pandemia”, afirma Francisco Veiga Salgado, sócio-proprietário da empresa.
A Browneria To Go vendia, em média, 1.800 unidades por dia antes do coronavírus. Agora, esse volume caiu pela metade. Segundo Salgado, um dos desafios é o custo do delivery de plataformas como Ifood, Rappi e Uber Eats.
“Os aplicativos de entregas tiram uma margem muito grande, mas neste momento a alternativa é necessária. Hoje estamos sobrevivendo, não dá lucro nem prejuízo.” O empresário afirma que o custo do delivery gira em torno de 30% da transação.
Embora a abertura do comércio já seja uma realidade em Florianópolis e na capital paulista esteja programada para depois do dia 15, a Browneria To Go só deve reabrir plenamente dentro de dois meses.
“Só vamos voltar a funcionar de portas abertas quando a equipe se sentir segura e tivermos mais orientações sobre o que deve ser feito para termos o mínimo de risco possível”, diz Salgado.
Falta de clareza
O estúdio de tatuagem Fabiano Ribeiro, de São José dos Campos, interior de São Paulo, precisou fechar as portas no início de março, logo no começo da pandemia no Brasil.
“A receita do estúdio caiu para zero do dia para noite”, afirma Ribeiro, que trabalha sozinho. Ele precisou recorrer às suas economias para continuar pagando aluguel, internet e o mínimo das contas de luz e água do estúdio.