Pelo menos quatro grandes projetos vão nortear as ações da nova diretoria executiva do Conselho Regional de Administração. Nos próximos 10 meses, o presidente Rodrigo Cavalcante e sua equipe terão que superar adversidades para conseguir trazer de volta ao Conselho profissionais da administração que há muito tempo estão afastados. Se depender do que aconteceu na posse, o primeiro passo foi dado. O evento foi prestigiado por grandes profissionais que atuam em cargos públicos e privados do estado do Piauí.
“São 10 meses, mas nós somos administradores, temos que ser modelo de gestão e todo planejamento para fazer isso já foi feito. A questão agora é a equipe, e por isso temos chamados profissionais da administração para participar desse momento de construção coletiva”, informou, empolgado, o presidente.
O primeiro passo será criar uma identidade. No Piauí existem mais de 15 mil egressos do curso de administração, e no conselho estão registrados, aptos a exercer a profissão, menos de 4 mil profissionais. Sem falar no número de inadimplência, que é considerado muito alto, acima de 50%. “Os números mostram que o trabalho vai ser árduo. A gente precisa fazer uma campanha, tornar o conselho mais atraente. Por isso estou apostando em projetos que vão mudar realidades”, disse Rodrigo Cavalcante.
Entre os projetos em pauta estão o SIFA, um Sistema Integrado de Fiscalização e Auto atendimento que promete ser uma revolução estado. “Esse Comércio Eletrônico Aplicado a Gestão de Conselho vai desburocratizar o trabalho dos profissionais”, revelou.
O presidente do Conselho Federal de Administração, Wagner Siqueira, e o vice presidente Carlos Henrique Mendes Rocha, compareceram à posse e manifestaram apoio à nova direção local. “Esse é um momento histórico. A nova diretoria é composta por jovens que vão fazer o Conselho crescer. E o CFA vai estar presente, apoiando no que for preciso”, revelou Carlos Henrique Mendes da Rocha.
O segundo projeto que pode marcar a atual gestão vai ser um convênio com o Rio de Janeiro, com a Universidade Corporativa do Administrador, que vai trazer cursos on line gratuitos para profissionais de administração registrados e adimplentes no conselho. “Vão receber login e senha para ter acesso a plataforma, com direito a certificado para quem fizer esses cursos de extensão”, informou Rodrigo Cavalcante. Tanto o SIFA como as aulas gratuitas serão fruto de parceria com o CFA.
A descentralização de ações é o terceiro passo da equipe recém empossada. Foram criadas 4 Comissões Setoriais Permanentes que serão importantes em vários aspectos, como no desenvolvimento de projetos, organização de eventos e quem sabe, recolocação de profissionais no mercado. Essa comissão possui 4 pilares: Gestão de pessoas, gestão de saúde, gestão pública e gestão mulher administradora.
“Também queremos lançar esse ano um projeto chamado CRA Mais, que é um programa de recompensa para profissionais registrados”, anunciou Cavalcante, ao falar de mais um pilar de sua administração.
Cursos, Fóruns, Seminários e vários eventos já estão sendo elaborados pela nova equipe. Uma certeza é a volta das terças ADM, onde na terceira terça feira de cada mês haverão encontros na sede do CRA, à noite, para debater temas importantes para a administração.
Por fim, uma parceria com a OAB PI pode fazer com que os administradores piauienses entrem de fato e de direito na administração de condomínios locais. Pelo jeito, os próximos meses prometem ser intensos no CRA/PI.