Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória; veja quando e como fazer

Atenção aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social): a prova de vida voltou a ser obrigatória para todos.

Suspenso desde março de 2020 devido à pandemia, o procedimento deverá ser realizado por todos beneficiários neste ano de 2022. Caso não seja feito, o pagamento do benefício poderá ser cancelado.

Segundo o INSS, são cerca de 3,3 milhões de segurados que devem realizar a atualização cadastral até abril deste ano.

Calendário de recadastramento

Para evitar aglomerações, o Instituto Nacional do Seguro Social estabeleceu um calendário baseado no mês de vencimento de sua última comprovação de vida

  • Janeiro: prova de vida vencida de novembro de 2020 a junho de 2021
  • Fevereiro: prova de vida vencida em julho e agosto de 2021
  • Março: prova de vida vencida em setembro e outubro de 2021
  • Abril: prova de vida vencida em novembro e dezembro de 2021

Bloqueio, suspensão e cancelamento do benefício

Caso o recadastramento não seja realizado, o aposentado não terá seu benefício cancelado de imediato. Em primeiro lugar haverá o bloqueio do benefício por dois meses, em que os valores serão pagos, mas não poderão ser sacados.

Após isso há a suspensão do benefício, onde os pagamentos são cessados, mas pode ser reativado somente com uma ida na agência bancária.

Após seis meses do prazo de realização da prova de vida, há o cancelamento do benefício. Neste caso, o beneficiário deverá ligar para o 135 e agendar o serviço de reativação. Há também a possibilidade de agendar o serviço através do aplicativo Meu INSS.

Como fazer a prova de vida

A prova de vida pode ser feita em qualquer agência do banco onde o beneficiário recebe o benefício, através dos caixas eletrônicos com o uso da biometria, ou então presencialmente no caixa.

A atualização cadastral também pode ser feita através do aplicativo Meu INSS. Neste caso, é necessário ter a biometria facial cadastrada no sistema do Detran ou do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Para cidadãos maiores de 80 anos e com dificuldade de locomoção, há a opção da realização da prova de vida a domicílio, para isso é necessário agendar através do número 135 ou do app Meu INSS.

Yahoo

Veja Também

Mais 154 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Informou nesta quinta-feira o Ministério da Saúde O Ministério da Saúde divulgou, nesta quinta-feira (28), …