Com o intuito de proporcionar cultura, inovação e diante do grande sucesso, a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) recebe mais uma edição do Sexta Cultural, com a apresentação teatral “Dinheiro na Mão é Vendaval”. O projeto acontece na sexta, 27 de abril, às 18h:30, no laboratório de artes, Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina. O evento é livre para todos os públicos, com valor simbólico R$ 2,99.
O Sexta Cultural é um projeto que surgiu da iniciativa do Grupo de Teatro da UESPI em 2017, com a proposta de promover experiências culturais e artísticas. As atividades do projeto acontecem sempre na última sexta de cada mês. Com a direção do ator e produtor, Moisés Chaves, o Sexta Cultural é um evento integrado com a Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis e Comunitárias (PREX), voltado à discussão de assuntos relevantes ao desenvolvimento cultural da instituição.
“Ano passado nós tivemos seis apresentações, nesse ano nossa estreia será em abril com previsão de término para novembro. A ideia central desse projeto de pesquisa é aproximar e disseminar a linguagem cultural para todos os alunos e funcionários da UESPI, além de toda comunidade externa”, relata Moisés Chaves.
Dona Maria de Fátima, aluna da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI), esteve presente em todos os espetáculos de 2017, com sua neta de sete anos que é a principal incentivadora cultural da família. “Minha neta ama teatro. Toda vez que ela assiste um espetáculo fica muito alegre, questionando sobre os personagens. Acho de grande importância esse projeto que leva o teatro para qualquer lugar. Isso é dar oportunidade às pessoas e valorizar a cultura”, externa Dona Maria de Fátima.
O processo narrativo de Dinheiro na Mão é Vendaval
Dinheiro na Mão é Vendaval é a história de uma lojista em pé de guerra com a cidade. Não quer nem saber de ciclovias em sua porta, combate ciclistas, defensores do meio ambiente, entra em conflito com administrador de cooperativa, com o delegado e até com o prefeito. Enfim, ela vai a luta com a cara, a coragem e o mais puro egoísmo! Perde a pose, mas não perde a ganância! Será que a ambiciosa Lucracia Capital vai vencer esse jogo? Será que o sinal vai fechar para os ciclistas? Veremos! Afinal, tudo pode acontecer com essa lojista a solta na cidade!
“Montado pela Companhia de Teatro Erika Fontes (Os Federais), “Dinheiro na Mão é Vendaval” tem texto de Angely Costa com direção de Lari Salles, conhecida como Primeira Dama do teatro piauiense, sobre a coordenação de Isis Baião. O elenco é composto pelos atores Abell Alonso, Alistenio Lopes, Everton Silva, Érica Fontes, Lari Salles, Raylanne Leal.
As apresentações do projeto Sexta Cultural
Em 2017, foram apresentadas as peças: Depois do Fim, As Sete Irmãs, Elegbara, História de Lenços e Ventos , A Verdadeira História de Romeu e Julieta e Os Pés Inchados do Grupo de Teatro da UESPI.
“A gente percebeu que muitas pessoas que moram aqui próximo, e também a própria comunidade acadêmica, nunca foram ao teatro. Então, ao invés de levarmos eles pra lá nós aproximamos isso, fazendo o espetáculo dentro da própria UESPI. Espero que a comunidade se aproprie ainda mais, tanto do grupo de teatro e do espaço que a gente disponibiliza, quanto da comunidade em torno. Que essas pessoas venham a UESPI prestigiar a gente com um teatro de qualidade”, fala Moisés.
Fonte: Uespi