Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
quarta-feira, 3 jun, 2026
quarta-feira, 3 jun, 2026
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US

Home - Destaque - Profissionais seguem otimistas com emprego e renda, mas temem riscos do trabalho presencial

Destaque

Profissionais seguem otimistas com emprego e renda, mas temem riscos do trabalho presencial

adm
Last updated: 18/10/2020 7:04 PM
adm
Published: 18/10/2020
Share
profi 18
SHARE

Confiança do trabalhador subiu pela terceira vez seguida, mostra pesquisa realizada pelo LinkedIn. Profissionais que têm saído de casa para trabalhar estão preocupados com questões de saúde e segurança.

Os profissionais seguem otimistas em relação ao futuro – apesar da pandemia. A confiança do trabalhador subiu pela terceira vez seguida, segundo a 4ª edição da pesquisa realizada pelo LinkedIn. O índice subiu de 57 em agosto para 60 pontos em setembro, dentro de um intervalo que vai de -100 a +100.

  • Desemprego diante da pandemia bate recorde e atinge mais de 14 milhões de brasileiros, diz IBGE

Mas, apesar da alta no otimismo com o emprego e a renda, os profissionais que têm saído de casa para trabalhar estão preocupados com questões de saúde e segurança.

Na análise dos três componentes do índice de confiança, houve alta de 6 pontos na segurança quanto ao próprio emprego; aumento de 4 pontos nas perspectivas financeiras; e queda de 3 pontos nas chances de progressão na carreira.

A alta geral do índice foi puxada principalmente pelos funcionários de grandes corporações (mais de 10 mil funcionários), que estão apresentando uma confiança crescente frente às finanças e progressão na carreira. Já os profissionais de pequenas empresas (até 50 funcionários) tiveram, mais uma vez, queda na expectativa de melhoria.

Foram entrevistadas 2.681 pessoas entre os dias 24 de agosto e 20 de setembro.

Preocupações com trabalho presencial

Sobre a volta ao ambiente de trabalho, 44% dos trabalhadores que estão atuando presencialmente temem ficar expostos a outras pessoas que não levam as diretrizes de segurança a sério.

Outras preocupações incluem a falta de apoio do empregador para políticas de home office e licença por doença (36%), exposição a aglomerações em reuniões e espaços compartilhados (34%) e falta de higienização adequada do espaço de trabalho (32%).

Preocupações com trabalho presencial na pandemia — Foto: Divulgação
Preocupações com trabalho presencial na pandemia — Foto: Divulgação

O levantamento também aponta que 41% das pessoas que seguem trabalhando remotamente têm uma maior preocupação com uma jornada de trabalho mais extensa, 35% estão se sentindo mais sozinhos ou socialmente isolados nesta modalidade e 31% estão com dificuldade para equilibrar vida pessoal e profissional.

Futuro do home office

De acordo com o levantamento do LinkedIn, as grandes empresas são mais adeptas do trabalho remoto (41%) em comparação com as pequenas empresas (25%).

Por outro lado, pequenas empresas têm mais chance de adotar um modelo híbrido em um cenário pós-pandemia: 46% delas esperam que parte dos funcionários volte a frequentar o escritório algumas vezes por semana, enquanto os demais farão home office permanente. Entre negócios de maior porte, a taxa cai para 29%.

Dificuldades por gerações de profissionais

A pesquisa mostra ainda que os “baby boomers” (pessoas que têm 55 anos ou mais) contam com a maior probabilidade de terem suas rendas reduzidas por conta do coronavírus, além de serem a geração que possui a maior taxa de redução de horas de trabalho devido à pandemia.

Já a “geração Z” (menos de 25 anos) registra um acúmulo maior de dívidas, sendo que 33% não pagaram ou não pagarão em breve alguma conta.

A “geração X” (entre 40 e 54 anos) tem o maior índice de demissão devido à Covid, seguida pelos “millenials” (entre 25 e 39 anos). Veja no quadro abaixo:

Dificuldades financeiras entre as gerações de profissionais — Foto: Economia G1
Dificuldades financeiras entre as gerações de profissionais — Foto: Economia G1

G1

Cármen Lúcia denuncia racismo contra ministra do TSE em evento
Lewandowski afasta direção de presídio de Mossoró e ordena intervenção
Hackeada, atriz Maria Zilda processa Instagram e pede R$ 1 milhão
Homem é impedido de se casar após descobrir que já é casado com a cunhada
Perfil ADV: Diversidade em ascensão na advocacia do Brasil
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?