sexta-feira , dezembro 4 2020

Pesquisa indicará população de cães e gatos em Teresina

No período de 6 a 10 de agosto a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará, por meio da Gerência de Zoonoses, o censo canino e felino, cujo objetivo é fazer o levantamento da população de cães e gatos no município de Teresina. A estimativa da população animal canina e felina serve fundamentalmente para que a gestão estabeleça as diretrizes tanto para campanha de vacinação antirrábica como também para ações de vigilância e controle das zoonoses.

“Podemos fazer a estimativa da população canina e felina, conforme a Organização Mundial da Saúde, tendo como base a população humana. Só que em Teresina nós vamos revisar esse censo para realmente garantirmos a população estimada de cães e gatos no município. O Censo acontecerá no mesmo período em que a Gerência de Zoonoses também estará fazendo o Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti, vamos pegar a mesma amostragem e realizarmos esse censo”, afirma Oriana Bezerra Gerente de zoonoses.

A gerente lembra ainda que de hoje, 30, até dia 2 de agosto, os agentes de endemia da Prefeitura de Teresina estarão sendo treinados para realizarem o censo canino e felino. A atividade de aperfeiçoamento acontece na Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, que fica ao lado da Gerência de Zoonoses, bairro Matadouro, zona Norte da capital.

Fonte: FMS

Veja Também

Proposta determina que o poder público pague o sepultamento de vítimas do coronavírus

O Projeto de Lei 1662/20 determina que o manejo do cadáver e o sepultamento ou …