Ao usar este site você concorda com nossa Política de Privacidade e termos de uso.
Accept
Revista Direito Hoje
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Reading: Países lusófonos discutem vinculação de Constituições nacionais com defesa dos Direitos Humanos
Share
15/06/2025 5:56 AM
domingo, 15 jun, 2025
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Busca
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Have an existing account? Entrar
Follow US
Destaque

Países lusófonos discutem vinculação de Constituições nacionais com defesa dos Direitos Humanos

adm
Last updated: 17/05/2023 8:40 AM
adm Published 17/05/2023
Share
bancoImagemSco AP 507373
SHARE

Os participantes reforçaram a defesa da democracia e a superação do STF diante dos ataques de 8/1.

Contents
Instrumento da democraciaSuperaçãoDireitos humanosDesafio global

O Seminário Intermédio da Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa (CJCPLP) prosseguiu na tarde desta terça-feira (16), no Supremo Tribunal Federal (STF), com o painel “Hermenêutica e jurisdição constitucional”. Representantes dos sete países lusófonos, incluindo o Brasil, abordaram aspectos específicos das respectivas Constituições nacionais e a vinculação delas com preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Cada representante das delegações teve 20 minutos para fazer sua exposição. Como funcionam os tribunais e os conselhos constitucionais, episódios que envolvem a edição das constituições nacionais e dispositivos relacionados à garantia dos direitos individuais foram alguns dos temas abordados pelos delegados de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

A presidente do CJCPLP e do Conselho Constitucional de Moçambique, Lúcia da Luz Ribeiro, anunciou a realização da próxima Assembleia da Conferência das Jurisdições Constitucionais dos Países de Língua Portuguesa em Maputo, capital de Moçambique, em 2024.

Instrumento da democracia

Ao encerrar o seminário, a presidente do STF, Rosa Weber, avaliou que eventos deste tipo trazem “frutos valorosos” de cooperação e entendimento entre os países. Ela lembrou que está entre os objetivos do Brasil reger suas relações internacionais pelos princípios da igualdade entre os povos e da cooperação para o progresso da humanidade. Reforçou, ainda, a oportunidade do uso da língua portuguesa como instrumento da democracia.

Superação

A representante de Moçambique e presidente da CJCPLP, Lúcia da Luz Ribeiro, dedicou suas palavras finais à superação do STF diante dos ataques terroristas de 8 de janeiro de 2023 e a confirmação do seminário, apesar do ocorrido. E repetiu as palavras da ministra Rosa Weber de que o prédio seria reconstruído mesmo que destruído mil vezes.

Direitos humanos

O ministro Edson Fachin falou da “íntima relação” do Supremo com os direitos humanos e do papel da corte de “guardiã da Constituição”, consolidado com a Carta Constitucional de 1988. “Por isso, agredir o STF é agredir a Constituição e o Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Desafio global

Já o ministro Dias Toffoli apontou como grande desafio global, no momento, a defesa da verdade factual, ameaçada pela publicação de notícias falsas. Segundo ele, a Justiça, a ciência e a imprensa séria, que procura checar a veracidade dos fatos, têm papel importante no enfrentamento do problema. E lembrou a pandemia de covid-19 no Brasil, quando o Supremo teve de agir, por omissão de outros Poderes, para determinar a compra de vacinas, cuja eficiência vinha sendo questionada.

Confira a galeria de fotos.

 

Fotos:Ascom STF/Divulgação 

Fonte:STF 

Raimundo Júnior cresce e ultrapassa Celso Barros, aponta Instituto Merita

MP-PI se reúne com órgãos estaduais para dialogar sobre volta às aulas presenciais

TJ-SP anula 24 multas impostas ao Corinthians por débitos tributários

Aos 25 anos, mineira toma posse como a mais jovem juíza federal do país

Vice-presidente do STF defende diálogo sobre emendas

Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Telegram Email Imprimir

Revista Direito Hoje

Somos um veículo que transcende as barreiras convencionais do pensamento jurídico para discussão de temas diversos e plurais

Transparência e Contato

  • Home
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Contato

Comercial

Anuncie conosco
Contato Whatsapp: (86) 9.94373797
E-mail: [email protected]

© Revista Direito Hoje. All Rights Reserved.Site Powered by Masavio
  • Home
  • Destaque
  • Jurídico
  • Tribunais
  • Notícias
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?