Ministro da Educação recebe homenagem

Camilo Santana foi agraciado com Comenda Político-Institucional do Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional, em Fortaleza (CE)

O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, foi um dos homenageados com a Comenda Banco do Nordeste de Desenvolvimento Regional, na noite desta quarta-feira, 19 de julho. A homenagem ocorreu durante a cerimônia de celebração do aniversário de 71 anos de atuação do Banco do Nordeste, na sede da Instituição, em Fortaleza (CE).   

O Banco do Nordeste concedeu comendas a personalidades de destaque nas áreas acadêmica, político-institucional e empresarial. Além de Camilo Santana, agraciado com a comenda Político-Institucional; foram homenageados o professor titular aposentado do departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e sócio-diretor da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan), Jorge Jatobá, com a comenda Acadêmica; e a empresária e presidente do grupo Grupo Aguilar Lima Empreendimentos Turísticos, Maria Aparecida Damacena Aguilar, da Bahia, com a comenda Empresarial.  

Nordeste – em sua fala, Camilo Santana destacou o papel que o Banco do Nordeste tem no desenvolvimento de pequenos e grandes negócios na região. Ele citou programas como o Agroamigo, que oferece crédito a agricultores familiares enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Para o ministro, o BNB vai além da tarefa de financiar projetos.  

“O banco, além de financiamento, é um banco de estudos. Grandes pessoas que planejaram, que fizeram parte do planejamento do Governo do Estado do Ceará, de outros estados do nordeste brasileiro, que fizeram estudos importantes na área da economia, do desenvolvimento regional, vieram do Banco do Nordeste. Portanto, o banco também é um produtor de riqueza de conhecimento para o nordeste brasileiro e para o nosso país”, afirmou. 

Governo Federal – Segundo o ministro da Educação, a retomada do protagonismo do BNB para o empreendedorismo do Norte e Nordeste vem na esteira de um novo momento que o país vive na atual gestão do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “O Brasil voltou a ter esperança, voltou a ter esperança num presidente que olha para os pequenos, que olha para os mais pobres. A economia volta a crescer. Conseguimos aprovar no Congresso Nacional a reforma tributária, o arcabouço fiscal, a inflação está caindo, o emprego voltando, gerando esperança para os brasileiros e brasileiras”.  

O ministro Camilo Santana enfatizou parcerias do MEC com o BNB para estimular a formação de futuros empreendedores no país. “Quero muito a parceria do Banco Nordeste, porque o banco pode contribuir muito na questão da formação dos nossos jovens nas universidades, na área técnica, porque nós estamos longe de atingir todos os indicadores do Plano Nacional de Educação, mas vamos estar juntos para que a gente possa fazer da educação pública deste país um exemplo para o mundo inteiro”. 

Foto:Ângelo Miguel/MEC

Divulgação 

 

Fonte:Assessoria de Comunicação Social do MEC 

Veja Também

Estudantes Seduc são destaques no Brasileiro de Judô Região I com quatro medalhas

Três estudantes das escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) se destacaram no Campeonato …