Caminhada pela tolerância religiosa acontece durante o fim de semana em Teresina

No próximo sábado (29), a partir das 16h30, acontece a 1ª Caminhada pela Paz e Tolerância Religiosa de Teresina. A manifestação é de resistência aos atos de intolerância sofridos por membros de várias religiões no Piauí.  O evento é gratuito e aberto aos adeptos de todas as religiões.
A caminhada é um evento realizado pela Tenda de Santa Luzia, com organização do Pai Eudes da Oxum Opará.  “Nosso objetivo é sensibilizar a sociedade para aceitar todas as religiões. Estaremos caminhando pela paz. Convidamos a estarem conosco, membros de várias religiões, todos lutando pela liberdade de expressão e contra as manifestações e agressões a toda e qualquer crença”, frisa Pai Eudes .
Em todo o Brasil, uma denúncia de intolerância religiosa acontece a cada 15 horas. Templos são invadidos e profanados. Em outros casos, há agressões verbais, destruição de imagens sacras e até ataques incendiários ou tentativas de homicídio. O cenário preocupa adeptos de diversas religiões e, em pelo menos oito Estados, o Ministério Público investiga ocorrências recentes de intolerância.
O tipo de violência mais praticado é a discriminação, seguido de depredação de lugares ou imagens e difamação. As religiões de matrizes africanas, como o candomblé e a umbanda, são os principais alvos.
O que diz a lei brasileira
 
A liberdade de crença é “inviolável”, de acordo com o quinto artigo da Constituição. De acordo com a lei, é assegurado a todos os brasileiros o “livre exercício de cultos religiosos e tendo garantida a proteção aos seus locais de culto e às suas liturgias”.
A concentração da 1ª Caminhada pela Paz e Tolerância Religiosa de Teresina acontecerá no templo Ilê Axé Oxum Apará, no bairro São Pedro. A caminhada acontece até a praça da tabuleta.
Fonte: Ascom

Veja Também

Ainda sem entender? Veja o que se sabe sobre a atitude da Anvisa de parar Brasil x Argentina

A tarde do último domingo (5) deveria ter sido marcada por um clássico do futebol …