Na lista das 20 maiores da região, o Brasil tem 13 companhias; o Mercado Livre, no entanto, é a única empresa argentina
Levantamento da consultoria Economatica divulgou que o Mercado Livre tornou-se a maior empresa da América Latina em valor de mercado. Em 2020, a empresa dobrou de tamanho com o avanço das compras online em meio à pandemia do novo coronavírus.
O Mercado Livre é a única empresa argentina entre as maiores da região. Por outro lado, o Brasil tem 13 companhias na lista divulgada pela consultoria.
No pregão da última sexta-feira (7), o Mercado Livre estava com valor equivalente a US$ 59,3 bilhões. Desta forma, teve valorização de 108,7% em relação ao seu valor em 1º de janeiro de 2020, quando estava avaliada em US$ 28,4 bilhões.
Evolução do Mercado Livre
Com o resultado, a empresa argentina, originalmente Mercado Libre, passou a Vale, que liderava o ranking. No início do ano, a Petrobras estava no topo da lista, com valor de mercado equivalente a R$ 101 bilhões.
Os resultados oficiais do Mercado Livre serão divulgados na próxima segunda-feira (10) e as expectativas são positivas devido ao aumento de vendas online. Contudo, no primeiro trimestre a empresa registrou prejuízo de US$ 21 milhões, apesar de a receita ter crescido 70,5%, a US$ 652,1 milhões.
Brasil entre as maiores
Atualmente, o Brasil tem 13 companhias entre as 20 maiores empresas em valor de mercado, já o México tem quatro, Colômbia e Peru têm uma cada.
O Magazine Luíza é a empresa brasileira que mais se aproxima da lógica do Mercado Livre. A empresa figura na 11ª posição da lista e teve queda de 76,7% no lucro do primeiro trimestre. De acordo com a consultoria, a empresa teve lucro de R$ 30,8 milhões contra os R$ 132,1 milhões recebidos no mesmo período de 2019. Mas, assim como o Mercado Livre, o Magazine Luíza teve crescimento em sua receita, de 22%, finalizando o trimestre com R$ 6,5 bilhões.
Além disso, os quatro principais bancos brasileiros aparecem na lista da consultoria. Juntos, tiveram lucro de R$ 12,1 bilhões no segundo trimestre de 2020. O Itaú ocupa o quarto lugar no ranking; o Bradesco, o oitavo; o Santander, o décimo oitavo; e o Banco do Brasil, o décimo nono lugar.
Brasil 123