Iniciada capacitação para Defensores (as) e servidores(as) que atuam nos processo de compras públicas

A Defensoria Pública do Estado do Piauí iniciou, nesta segunda-feira (21), o curso de capacitação para Defensores (as) e servidores(as) que atuam nos processos de compras públicas. O curso, que acontece por meio da empresa HUMANT – Desenvolvimento Profissional, especializada na área de capacitação funcional, tem como responsável pedagógico o professor Sandro Henrique Maciel Bernardes, auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) há mais de vinte anos e especialista em licitações e contratos. A capacitação acontece no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria em Teresina, sendo ministrada em duas etapas.

Na primeira etapa, com duração de quatro dias, será abordado o tema “Licitações na Nova Lei de Licitações”. Na segunda etapa, de 29 de janeiro a 1 de fevereiro, o tema versará sobre “Contratos na Nova Lei de Licitações”. O objetivo é oferecer conhecimentos necessários para a adequada implementação dos procedimentos de contratação em todas as etapas, em conformidade com a nova norma.

WhatsApp Image 2024-01-22 at 15.39.24 (2)Na abertura do curso o professor Sandro Bernardes destacou que a Defensoria Pública, como Instituição com significativa visibilidade alcançada desde a sua autonomia, necessita aprimorar sempre o cuidado com os recursos públicos. “O curso é necessário para que se possa fazer uma transição adequada para um novo sistema que está nascendo. Passamos mais de vinte anos com uma lei que era considerada anacrônica, e que trazia para a administração muitas restrições, creio que vai ser fundamental nos próximos anos tudo que vamos ver nesses dias para que a Defensoria possa fazer fluir suas atividades, já que o coração de uma Instituição realmente são as compras públicas”, afirmou.

O Diretor Administrativo da Defensoria, Defensor Público Humberto Brito Rodrigues, destacou esperar um excelente aproveitamento. “Esse curso deve trazer bastante luz nessa seara da nova Lei de Licitações. Espero que seja muito produtivo e que todos busquem tirar o máximo de aprendizado, captar os ensinamentos, para aprimorar nosso trtabalho, otimizando o máximo possível nossos procedimentos nessa área”, disse.

A Coordenadora de Licitações da Defensoria Pública, Bianca Pereira de Souza, falou sobre a expectativa dos participantes. “Estamos aqui com Coordenações que realmente precisam desse conhecimento, como Licitação, Infraestrutura, Orçamento e Finanças, TI, todos ansiosos e esperançosos, nosso sentimento como servidores é esse. Creio que será um curso muito bom e proveitoso”, ressaltou.

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, agradeceu a presença de todos e também destacou a importância do curso. “Nesse treinamento estamos recebendo informações importantes e essenciais sobre a nova Lei de Licitações, que vamos utilizar com frequência daqui por diante. Espero que todas e todos aproveitem ao máximo e agradeço ao professor Sandro Bernardes, pela disponibilidade em estar aqui conosco repassando estes importantes conhecimentos. Será certamente um curso produtivo, contribuindo para otimizar a utilização dos nossos recursos e orçamento com mais eficiência”, afirmou.

Fotos:Ascom DPE-PI/Divulgação

Fonte:DPE-PI

Veja Também

STF julga quem deve gerir recursos de transação penal e suspensão condicional

O Judiciário tem regras internas que atribuem tal função aos próprios Juízos da execução da …